Significado de Aristocracia

O que é Aristocracia

Aristocracia significa que a forma de governo de uma nação dá-se por meio da concentração do poder político a pessoas vindas da nobreza ou indivíduos de extrema confiança do rei, rainha, imperador, imperatriz ou regente que esteja no trono.

O que é Aristocracia

Aristocracia é um substantivo feminino que se refere a uma organização social e política em que há o privilégio para determinada classe, sendo ela de status social superior, de modo que os nobres que fazem parte da mesma possuem o poder e o mantém através de heranças. Na aristocracia, a nobreza detém o poder através do berço (isto é, passada de geração em geração) ou por meio de concessões. Através desse sistema o poder mantém-se concentrado à um grupo de pessoas por tempo indeterminado.

A Visão Aristocrática da qual o filósofo Aristóteles compartilhava dizia que o poder deveria ser exercido apenas pelos melhores cidadãos de uma nação, cidade ou estado, sendo que não deveria haver nenhuma distinção na escolha dos mesmos. Para Aristóteles, a escolha não deveria se basear no poder financeiro ou classe social das pessoas e sim na sua aptidão, capacidade intelectual e conhecimentos.

Já para Platão, a aristocracia representava a união da sabedoria e da virtude, de modo que os homens mais sábios de uma sociedade é que deveriam governar a mesma. Esses significados de aristocracia diferem do qual as pessoas estão acostumadas devido à associação histórica entre aristocracia e elite.

Elite, por sua vez, tem o significado atribuído à uma pequena parcela da população que seja dominante à nível social e que o poder de decisão normalmente esteja em suas mãos. A elite é o grupo de pessoas dominantes no cenário político e social de determinada região. Com o passar do tempo os conceitos de aristocracia distanciaram-se dessa primeira visão e passaram a não ser comumente distintos de burguesia, elite, classe dominante e outros como haviam sido outrora.

 

O significado de Aristocracia está na categoria Significados