Significado de Arte

O que é Arte

Arte é uma palavra que chega ao português derivada do latim ars. A princípio, a palavra ars era utilizada com o significado de “capacidade de fazer algo”. Com o passar do tempo, seu significado mudou e passou a significar arte.

O que é Arte

Arte é considerada como uma atividade humana que acontece por meio de manifestação estética. Quem produz arte é chamado de artista e tem o objetivo de afetar a percepção, as emoções e as ideias daqueles que entram em contato com sua arte.

Cada obra de arte possui um sentido para o artista e é produzida com a intenção de despertar alguma sensação ou emoção em quem a vê, ouve ou sente.

A arte é considerada como manifestação estética porque é o trabalho realizado com matéria, imagem ou som, visando despertar no homem o sentido do belo. Mesmo quando a arte tem a intenção de repugnar, sempre há um apelo estético, pois qualquer arte é cuidadosamente pensada por seu artista.

Diversas vezes, na história da filosofia, buscou-se chegar a uma definição de arte. Ela já foi definida como intuição, como expressão, como evasão, como projeção... Aristóteles definiu que a arte é o ato de imitar a realidade. Por isso, Platão expulsou os artistas de sua república ideal, pois os considerava como mentirosos e enganadores. Já Kant vê a arte como uma manifestação capaz de produzir uma “satisfação desnecessária”.

Cada época e cada estética artística tiveram sua definição de arte e seus padrões artísticos a se seguir. Isto pode ser bastante percebido através da observação das obras de arte de vanguarda, como Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Simbolismo. A ruptura que estas estéticas fizeram com o passado e as diferenças que possuem entre si é uma ótima representação de como o ideal artístico é algo efêmero. A definição de arte está diretamente correlacionada ao contexto histórico e à cultura nos quais está inserida.

História da arte

História da arte é uma ciência plural que envolve várias disciplinas com o objetivo de estudar a arte através do tempo, classificando-as dentro de sua cultura e período histórico, ressaltando as características e peculiaridades de cada estilo.

Embora a arte tenha uma origem antiga, seu estudo foi algo que surgiu apenas no Renascimento e limitado às civilizações ocidentais. Com o passar do tempo, o ramo se alargou e passou a abranger todas as civilizações humanas.

Os primeiros artefatos considerados como artísticos datam do período da Idade da Pedra, quando o homem é sedentário e a religião começa a ter mais importância. Os primeiros objetos artísticos feitos pelo homem constam de ferramentas confeccionadas em pedra, madeira ou osso, e pintadas com cores vermelha preta e ocre. A arte deste período pode, até hoje, ser encontrada em paredes de cavernas.

A chamada Arte Antiga diz respeito às manifestações artísticas posteriores à escrita. A própria origem da escrita tem ligações artísticas. A primeira escrita surgiu na Mesopotâmia, por volta de 3500 a.C. e foi a escrita cuneiforme, que se baseava em elementos ideográficos e pictográficos.

A Arte Antiga engloba tudo o que foi produzido desde a invenção da escrita até o início da Idade Média, ou seja, são classificadas como Arte Antiga todas as obras produzidas no Egito e nos períodos clássicos romano e grego.

A arte medieval, de forma geral, resume-se a arte sacra cristã. Na arquitetura, basílicas. Na pintura, representações bíblicas. Na escultura, imagens sacras. Na música, canto gregoriano e músicas de louvor. A Arte da Idade Média tem a intenção de mostrar a pequenez humana perto da grandeza divina e de inspirar o temor religioso no expectador, incitando-o a buscar a religião e Deus.

A Arte Moderna tem início com o período do Renascimento e busca retomar a chamada Arte Antiga, os períodos de esplendor da Grécia e de Roma. A arte deste período foi mais universalizada, devido à maior comunicação entre diferentes áreas do planeta e às grandes navegações e descobertas.

A partir do século XX inicia-se o período contemporâneo, marcado por um profundo questionamento dos modelos e estéticas passados, buscando criar uma nova forma de sociedade e um novo conceito de arte, muitas vezes buscando o choque como recurso.

A arte moderna costuma, ao contrário de suas precursoras,  não representar a realidade e sim buscar criar algo novo, afetar o espectador através do inesperado, muitas vezes através do mais simples ou do mais grotesco.

Tipo de artes

As artes apresentam-se em diversas expressões diferentes, mas todas com o mesmo ideal (a beleza) e o mesmo objetivo (causar determinada reação no público).

São consideradas como manifestações artística a música, a dança, a pintura, a escultura, a arquitetura, o teatro, a literatura. Essas são as formas artísticas mais antigas.

Com o advento da modernidade, surgiram outras expressões artísticas: cinema, fotografia, história em quadrinhos, desenhos, jogos e a própria arte digital.

O significado de Arte está na categoria Significados