Significado de Artes Marciais

O que é Artes Marciais

Artes Marciais é o nome como são conhecidos os diversos estilos de luta corpo a corpo encontrados em todo o mundo que usam técnicas de defesa e ataque e são aprendidos a partir de muito estudo e treinamento. O nome artes marciais faz referência a Marte, o deus da guerra romano. Com isso, podemos dizer também que artes marciais são as artes da guerra ou as artes do guerreiro. Algumas das mais praticadas no mundo são judô, kung fu, aikido, tai chi chuan, caratê, krav magá, full contact, jiu-jitsu, taekwondo, muay thai e etc.

É muito comum que a expressão artes marciais nos remeta imediatamente a lutadores no oriente, a nomes como kung fu, caratê ou judô, ou ainda a celebridades como Bruce Lee e Jackie Chan. Contudo, as artes marciais são desenvolvidas e praticadas em todo o mundo, sendo que grande parte delas são criações de ocidentais, algumas até nasceram aqui no Brasil.

As artes marciais, sobretudo no oriente, vão muito além de um mero treinamento físico que proporciona capacidades de ataque e defesa aos seus praticantes, elas são também um estilo de vida, que proporciona equilíbrio emocional e autoconhecimento quando praticadas com seriedade e comprometimento.

Assim, um dos grandes atrativos das artes marciais são os ensinamentos físicos, psicológicos e filosóficos que elas trazem, ajudando não só a melhorar o condicionamento e a capacidade física, proporcionando saúde e bem estar, como também legando valores como disciplina e comprometimento, como modéstia, coragem, lealdade, honra e bondade.

História das Artes Marciais

A guerra sempre esteve presente na história da humanidade, e além de estratégias e armas de combate, já nos primórdios da civilização começaram-se a desenvolver técnicas que permitissem os soldados atacarem e se defenderem mesmo em situações em que não contavam com armas em suas mãos. As primeiras artes marciais no oriente eram técnicas que davam destreza e habilidade para os guerreiros, com facas ou espadas em punho, contudo, as técnicas aos poucos foram se desenvolvendo para permitir sua aplicação com as mãos limpas.

Assim, temos certas artes marciais datadas com mais de 5000 anos, como é o caso do kung fu, nascido na China e popularizado no ocidente com os filmes e as aulas dadas por Bruce Lee nos Estados Unidos no início da segunda metade do século passado.

Artes Marciais Orientais

E entre as inúmeras artes marciais praticadas e desenvolvidas em todo o mundo, podemos destacar entre as orientais: caratê, judô, aiquidô e sumô entre as artes japonesas; kung fu e tai chi chuan na China; o taekwondo na Coreia do Sul; muay thai na Tailândia e ainda uma série de estilos os mais variados encontrados nos mais diversos países do oriente, como Índia, Filipinas e Indonésia.

Artes Marciais Ocidentais

E tal como no oriente e com grande influência de sua cultura, as artes marciais também encontraram um solo fértil para o seu desenvolvimento no ocidente. E dentre as inúmeras escolas e vertentes de luta homem a homem que se desenvolveram no pólo ocidental da Terra podemos destacar algumas tais como: caratê machida, Jiu-jítsu brasileiro, capoeira e kombato, como artes marciais reconhecidamente criadas no Brasil; Jeet kune do e full contact nos Estados Unidos; savate na França; boxe na Inglaterra; krav magá em Israel e uma infinidade de outras formas de luta praticadas e criadas de norte a sul e de leste a oeste.

Arte Marciais como Esporte

O crescimento e popularização da prática das artes marciais ao longo do século XX, levaram também a sua profissionalização e passaram a surgir centros de treinamentos ou academias e instrutores ou mestres em todo o mundo possibilitando que as artes do oriente fossem praticadas no ocidente e que os orientais também pudessem entrar em contato com as técnicas do ocidentais.

Essa popularização e profissionalização passou a levar a disputa de campeonatos de artes marciais cada vez melhores organizados, com maior nível técnico dos competidores e com maior presença de público. O que pouco a pouco foi alçando algumas dessas artes ao nível de esporte.

Uma das primeiras artes marciais a serem aceitas como um esporte foi o judô. Seus primeiros campeonatos mundiais aconteceram em 1956. Em 1964 o judô começou a fazer parte dos jogos olímpicos como uma modalidade, sendo um dos esportes que mais trouxe medalhas para o Brasil na competição em todos os tempos.

Além do judô, as outras artes marciais que integram os jogos olímpicos são a luta olímpica (também conhecida como luta greco-romana), o boxe e o taekwondo. Outra arte marcial que tem grande apelo como esporte é o caratê criado em 1920 por Gichin Funakoshi e que apesar de ter campeonatos mundiais organizados desde o ano de 1970 até a Olímpiada do Rio não conseguiu ser aceita como uma modalidade olímpica. Contudo, a modalidade já está prevista para integrar os jogos de 2020.

O significado de Artes Marciais está na categoria Significados