Significado de Artes Plásticas

O que é Artes Plásticas

Artes plásticas é uma expressão que descreve um tipo específico de criação do ser humano, manifestada através do uso de diversos materiais.

Mas, afinal, o que são artes plásticas?

Definição de Artes plásticas

As artes plásticas, em suma, são produtos humanos criados com recursos plásticos, ou seja, não-naturais.

As artes plásticas podem ser consideradas apenas as que acontecem por meio de modelamento, como escultura e cerâmica ou podem ser consideradas como sendo artes de efeito visual, de maneira geral englobando então a pintura, a fotografia e o cinema. Neste segundo caso, as artes plásticas são distintas das artes escritas, como a prosa e a poesia.

O significado de artes plásticas pode ir ainda mais além e englobar também a arquitetura, o artesanato artístico e as artes gráficas.

As artes plásticas sempre estiveram presentes na humanidade, desde as primordiais pinturas rupestres – primeiras expressões artísticas humanas registradas – até uma escultura que encanta o mundo, como no caso de A Virgem Velada, esculpida no século XIX em mármore, pelo italiano Giovanni Strazza.

Artes plásticas na semana de 22

No Brasil as artes plásticas nunca foram ignoradas, mas em especial, na semana de 22 elas tiveram um grande destaque.

Iniciando no dia 11 e terminando no dia 18 de fevereiro do ano de 1922, a Semana de Arte Moderna se deu no Teatro Municipal de São Paulo e teve como objetivo renovar todo o contexto cultural na literatura, na música e nas artes plásticas. Ela é tida como sendo o início do modernismo no Brasil.

A base do ideal da Semana de 22 para as artes plásticas era sintonizas com as tendências europeias através da antropofagia: mastigar a cultura estrangeira para poder criar algo brasileiro, em sintonia com as novidades europeias.

A exposição de artes plásticas que teve lugar na Semana de Arte Moderna teve organização de Di Cavalcanti e Rubens Barbosa de Morais. Dentre os destaques das Artes Plásticas que tiveram destaque nesse momento histórico, figura Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, ambas pintoras brasileiras modernistas.

Foi publicado, no Brasil, um livro a respeito da semana de 22, tendo como foco as artes plásticas. “Artes Plásticas na Semana de 22” foi escrito por Aracy A. Amaral.

Curso de artes plásticas

As artes plásticas sempre foram muito valorizadas e muitos buscam elas como forma de reflexão, expressão ou mesmo e decoração. Elas, porém, não estão tão distantes como parecem, pois é possível cursar Artes Plásticas no Ensino Superior.

Com duração média de quatro anos, o curso de artes plásticas se divide em diversas habilitações, dentre elas cerâmica e animação gráfica.

A maioria dos cursos de Artes Plásticas não são do tipo bacharelado, mas sim licenciatura. Isto quer dizer que, ao completarem o curso, os graduados em Artes Plásticas estão aptos a ser professor e dar aula de artes, em geral na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Um diferencial do curso de graduação em Artes Plásticas é que não basta apenas passar na prova de vestibular para entrar, mas também torna-se necessário obter aprovação na prova de aptidão.

Já na faculdade, as disciplinas se relacionam à área de ciências humanas, como história da arte, filosofia, sociologia, semiótica, estética, comunicação e outras.

Há diversas opções de carreira a serem seguidas pelo profissional formado em Artes Plásticas. Caso decida se tornar um artista, ele pode fazer esculturas, ou seja, esculturas tridimensionais, construídas com uma variação de materiais. Ele também pode atuar na área de pintura e desenho. Outra opção é trabalhar com gravuras, ou seja, o desenho em madeira, pedra, tecido ou mesmo em metal

Caso deseje trabalhar com o ensino, o profissional dará aulas de educação artística em escolas. Se possuir mestrado e/ou doutorado, é possível lecionar disciplinas mais específica em cursos de ensino superior, como história da arte.

Há três outras áreas pouco divulgadas nas quais o profissional de Artes Plásticas pode trabalhar: eventos, multimídia e restauração.

Na área de eventos, ele será responsável por pesquisar, selecionar, catalogar e classificar obras de arte para serem expostas em mostras e em exposições.

Na área de multimídia, o profissional ficará responsável pela criação de ilustrações, desenhos animados ou vinhetas, para serem veiculadas na internet, em emissoras de TV ou em qualquer espécie de propaganda. Também é possível planejar a exposição de obras de cunho mais interativo em galerias ou em museus.

Já o profissional de restauração trabalha recuperando objetos de artes deteriorados por ação humana, acidentes ou mesmo por idade. O trabalho de um restaurador é minucioso, pois ele deve devolver a forma original à obra, sem jamais modificar sua estética.

 

 

O significado de Artes Plásticas está na categoria Significados