Significado de Árvore De Natal

O que é Árvore De Natal

A árvore de Natal é um elemento muito conhecido e é tido como sendo um dos mais populares símbolos da celebração do Natal.

A árvore de natal tem o formato de pinheiro e pode ser natural ou artificial (neste caso, ela é feita de plástico de cor verde ou branco). A escolha do pinheiro deve-se ao fato dessa árvore simbolizar a vida, uma vez que é uma das poucas que mantêm-se sempre verdes, mesmo no inverno. Como o Natal celebra a vida de Cristo, o pinheiro foi a árvore escolhida.

Assim, o significado da árvore de Natal é a celebração da vida nova que Jesus Cristo traz consigo, ou seja, da Salvação.

A tradição natalina pede que cada família enfeite sua árvore de natal com objetos que tenham uma essência natalina, como bolas coloridas, pinha, neve artificial, enfeites com formato de presentes, festões, luzes coloridas, papais-noéis...

O costume de enfeitar o pinheiro de natal é comum em diversos países e, embora o Natal seja uma celebração cristã, também muitos ateus e agnósticos seguem a tradição e decoram um pinheiro natalino.

Origem da árvore de Natal

A origem da árvore de Natal é algo um tanto incerto para os pesquisadores.

Uma corrente afirma que a tradição tenha surgido com Martinho Lutero, na Alemanha, no ano 1530. Esta teoria diz que Lutero, ao caminhar pela floresta, encantou-se com um pinheiro coberto de neve que brilhava sob as estrelas. Chegando em casa, ele buscou reproduzir sua visão para os familiares, usando galhos de pinheiro, algodão (para simular a neve) e velas para emular o efeito das estrelas.

Uma outra versão também afirma que as árvores de Natal tiveram sua gênese na Alemanha, mas entre o século XVI e o século XVIII. A tradição chegou ao resto da Europa e aos Estados Unidos apenas no século XIX. Já no Brasil, o costume de enfeitar os pinheiros de Natal só veio a aparecer no início do século XX.

Dia de montar a árvore de Natal

Dentre os Católicos brasileiros ficou estabelecido o dia de montar a árvore como sendo o dia 8 de dezembro, o dia que, na Igreja, celebra-se a Imaculada Conceição de Maria. Essa data não é obrigatória e muitos montam suas árvores antes ou depois dela.

Já nos Estados Unidos, o costume é montar e enfeitar os pinheiros de Natal após o Dia de Ação de Graças. Esse dia é móvel e acontece sempre na 4ª quinta-feira do mês de Novembro.

Desmontar a árvore também é feito de acordo com uma tradição. Dia 6 de janeiro, conhecido como Dia de Reis, é o dia escolhido para que as árvores sejam desmontadas. Esse dia celebra a vinda dos Três Reis Magos à Belém, onde Jesus havia nascido.

A maioria das famílias que monta árvore de Natal também monta o presépio, que é a cena com o menino Jesus, Maria e José no estábulo, cercados de animais e com os Reis Magos chegando para visitar.

 

 

O significado de Árvore De Natal está na categoria Significados