Significado de Ascetismo

O que é Ascetismo

Ascetismo é uma doutrina filosófica que é a favor da abstinência de prazeres psicológicos e físicos para obter a excelência e harmonia espiritual e moral.

O conceito do ascetismo inclui se afastar dos prazeres carnais e transcender os prazeres mundanos, indo além do mundo material. Já os praticantes do ascetismo são chamados de ascetas e, a seguir, trazemos mais alguns conceitos.

Ascetismo religioso

O ascetismo é uma das doutrinas mais associadas à religião devido ao seu conceito espiritual, no entanto, pode ser seguido por qualquer pessoa que queira se libertar de posses, com o objetivo de atingir um estilo de vida virtuoso.

O budismo é uma religião baseada nos ensinamentos de Gautama Buddha, que deixou uma vida extremamente luxuosa para experimentar o ascetismo. Contudo, ele não se adaptou ao extremo rigor e seguiu o “Caminho do Meio” como libertação, que fica entre a austeridade e o hedonismo, doutrina seguida até hoje pelos budistas.

No entanto, o Judaísmo é totalmente contrário a essa doutrina, ao passo que a religião defende que o mundo deve ser um lugar agradável, onde a vida possa ser apreciada, para que o ser humano possa crescer espiritualmente.

E por fim, o Cristianismo também é contra o ascetismo, uma vez que não apoia a ideia de que o sofrimento carnal vá trazer paz espiritual.

Ascetismo laico

O ascetismo laico é proposto por Max Weber, intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia.

Weber fez uma distinção entre ascetismo intramundano e ascetismo extramundano, no qual o primeiro se refere a todos que abdicam dos prazeres do mundo, incluindo do próprio mundo, para viverem como ascetas, como é o caso dos monges (que vivem em mosteiros) e dos ermitões (que vivem sozinhos). Já o segundo inclui aqueles que levam vidas ascéticas, mas que não se isolam do mundo.

Ascetismo e hedonismo

O ascetismo tem significado contrário ao hedonismo, que é a filosofia que defende a procura do prazer como o único propósito da vida.

O hedonismo surgiu na Grécia, fundamentado no conceito de que as pessoas podem alcançar a felicidade por meio dos prazeres da vida, o maior bem dos seres humanos.

 

O significado de Ascetismo está na categoria Significados