Significado de Assiduidade

O que é Assiduidade

Assiduidade é uma palavra advinda de um substantivo feminino que designa tudo aquilo que é assíduo, seja um indivíduo, uma análise ou uma ação. Assiduidade está ligada também às palavras e expressões que significam continuidade, frequência, visita habitual, algo com duração persistente, constância.

O trabalhador quando é assíduo nada mais significa que alguém que assume um compromisso e desempenha suas atividades com muita destreza, eficiência e pontualidade. Trata-se de uma pessoa cuja a qual se pode contar, uma vez que suas ações são proativas, afirmativas e assertivas, palavra esta também diretamente ligada com o significado de assiduidade. Assiduidade também pode ser compreendida como uma capacidade individual ou organizacional (de uma organização, empresa ou órgão público).

Todavia, assiduidade e pontualidade não podem ser confundidas. Apesar do indivíduo ou ação assídua normalmente ser pontual, a pontualidade em si não é o mesmo que assiduidade. Pontualidade está intrinsecamente ligada à frequência, enquanto que a assiduidade está mais ligada à ideia de eficiência e capacidade de ação ou execução para determinada tarefa ou fim. Sabe-se, porém, que hoje em dia, no mercado de trabalho, esperam-se essas duas qualidades de um trabalhador, tanto a assiduidade quanto a pontualidade, sendo uma complemento da outra.

Quando um trabalhador ou uma pessoa comum é pouco assídua, isso significa que a mesma é pouco capaz de realizar determinada atividade ou tarefa. Ou seja, apesar de a mesma em alguns casos realiza-la, o trabalho em si não é feito como se esperava ou é mal feito. Então, no ambiente profissional, logicamente a assiduidade estará amparada também na pontualidade, sendo ambas requisitos necessários para o sucesso do tanto do indivíduo quanto da organização.

O significado de Assiduidade está na categoria Significados