Significado de Atalaia

O que é Atalaia

Atalaia é uma palavra de origem árabe, adaptada para o português durante a ocupação moura da Península Ibérica, provinda de “at talaia”, significando lugar elevado, que serve para observação.

O que é Atalaia?

Atalaia, em sua origem árabe, era uma torre montada nos ângulos dos muros de proteção, onde ficavam abrigados as sentinelas. Trata-se de uma guarita, ou torre de vigia, servindo para designar o lugar mais elevado, ou ponto alto de onde se vigia.

O termo atalaia também é o designativo da pessoa que está encarregada de vigiar uma determinada área, sendo, nesta forma, um sinônimo para sentinela ou vigia. Na geografia, atalaia também serve para designar o morro ou ponto mais alto de uma cadeia de montanhas.

Orla de Atalaia

A orla de Atalaia é um dos pontos mais frequentados de Aracaju, capital de Sergipe, sendo um ponto de lazer e entretenimento, com variadas opções esportivas, culturais e gastronômicas, sendo a área de Aracaju onde mais se concentram as atividades dedicadas ao turismo dessa capital.

Atalaia é considera uma das praias mais famosas da região, sendo também o lugar mais procurado pelos turistas durante as altas temporadas, possuindo cerca de 6 quilômetros de extensão, com diversas belezas naturais.

Como as demais praias do Nordeste, Atalaia tem um clima bastante agradável, contando com uma grande faixa de areia dourada batida, com mar calmo e pequenas ondas, com água transparente e uma excelente infraestrutura, com bares e restaurantes servindo a culinária local.

Na Orla de Atalaia também estão o Centro de Arte e Cultura de Sergipe, o cartódromo Emerson Fittipaldi, o Oceanário e o Mundo Maravilhoso da Criança, um espaço destinado exclusivamente ao público infantil.

O significado de Atalaia está na categoria Significados