Significado de Atitude

O que é Atitude

Atitude é um substantivo feminino que qualifica a ação que tem como motivação uma circunstância dada ou uma disposição interior.

O que é Atitude

Atitude pode ser entendida como uma forma de portar-se, uma ação motivada por uma força, um contexto, uma situação, uma indignação e etc. Atitude refere-se a uma ação feita com certo ímpeto e determinação, com foco, com gana. Entretanto, a palavra pode ser também usada como sinônimo de comportamento. Um certo tipo de comportamento é o mesmo que um certo tipo de atitude.

O termo atitude pode ser usado com o mesmo significado do termo postura. Uma pessoa que tem a postura correta em determinada situação tem, podemos dizer, a atitude correta. Assim, atitude também pode ser usada como sinônimo de postura cultural. A postura corporal de uma pessoa pode expressar cansaço, por exemplo, e assim ser uma atitude de cansaço; pode expressar agressividade e assim ser uma atitude de agressividade e etc.

Uma outra acepção para o termo atitude é aquele em que a palavra pode ser entendida como sinônimo de objetivo, desejo, intenção ou propósito.

No âmbito da aeronáutica, atitude é uma forma de se referir ao posicionamento e à disposição de uma aeronave, que pode ser um avião, míssil, satélite, foguete e etc. Nesse contexto, a atitude será determinada a partir de um ponto de referência, levando-se em conta a elevação do eixo da aeronave.

Do ponto de vista da psicologia, a atitude pode ser entendida como o comportamento habitual que um indivíduo apresenta em situações distintas. O conjunto de atitudes tomadas por um indivíduo nas mais diversas situações caracterizarão importantes indícios sobre a sua personalidade.

Para a pedagogia, a atitude é algo que pode ser moldado de forma a fazer com que os educandos tenham um comportamento mais proveitoso do ponto de vista do convívio em sociedade e mais proveitoso para si mesmos. As atitudes dos indivíduos são determinadas por uma série de circunstâncias histórico-culturais e cabe ao educador identificar essas influências e fazer da educação um processo onde o educando possa identificar que atitudes são mais convenientes no exercício da cidadania.

O termo atitude também é um termo técnico no ballet, onde o bailarino ou bailarina apoia-se sobre uma perna só, enquanto mantém a outra perna levantada para trás formando um ângulo de noventa graus com o joelho dobrado. O braço do lado da perna que está levantada é colocado sobre a cabeça numa posição curvada enquanto o outro braço fica para o lado. No ballet o movimento é escrito com dois “ts”, attitude.

Atitude Filosófica

É chamada de atitude filosófica a propensão de manter sempre uma mente questionadora diante da realidade de modo a não aceitar as “verdades” que o mundo apresenta sem antes fazer uma análise crítica de seu conteúdo e de suas intenções. A atitude filosófica é aquela de quem está sempre questionando e procurando o conhecimento, daquele que foge do senso comum e do óbvio e busca um posicionamento crítico e pessoal, sem se levar pela opinião alheia.

O significado de Atitude está na categoria Significados