Significado de Ausente

O que é Ausente

Ausente é uma palavra da língua portuguesa que refere-se a algo ou alguém cuja presença não é notada, que está distante. Em psicologia, o sentido de ausente está relacionado à presença não sentida. Na área jurídica, declara-se ausente aquela pessoa que não está ou deixou seu domicílio e não foi encontrada.

O significado de ausente, no dicionário, define a palavra como: Que não está; aquele que deixou seu domicílio; estado ou circunstância de não estar presente; falta de comparência e carência. A palavra ausente pode indicar o tempo que dura a ausência.

No âmbito da psicologia, a expressão ausente é mais utilizada quando se fala sobre a relação entre pais e filhos. Um pai ausente é aquele que, por mais que esteja presente fisicamente nos mesmos ambientes que o filho, está longe emocionalmente. Sua presença não é sentida pela criança, não há participação de um ou ambos os pais. A presença emocionalmente sentida da figura paterna e materna são fundamentais cognitiva e psicologicamente para uma criança. A ausência tem impacto negativo no desenvolvimento infantil.

O artigo 22 do Código Civil brasileiro diz que será declarada “ausência” de uma pessoa que não for encontrada em seu domicílio, da qual não se tenha notícia e não tenha deixado representante ou procurador. O juiz então nomeia um curador para lhe administrar os bens.

Diz-se ausente de uma pessoa que está temporariamente distante, em viagem, por exemplo. É comum que se diga que uma pessoa está “ausente no momento”, o que pode significar que ela está em outro local físico ou apenas longe naquele instante mesmo. 

A tradução da palavra “ausente” para o inglês é “away”, entretanto, a palavra “away” carrega em si outras traduções possíveis para o português. Por exemplo, em “Go away”, cuja tradução é “Vá embora”. Também pode significar “longe” ou “distante”.

O significado de Ausente está na categoria Significados