Significado de Austeridade

O que é Austeridade

Austeridade é um substantivo que chega até a língua portuguesa através da forma latina austeritatem.

O significado de austeridade tem a ver com o comportamento humano. Uma pessoa que possui austeridade é alguém austero.

A austeridade é uma certa rigidez de comportamento ou de costumes, uma disciplina, severidade.

Quem é austero é severo, controla sua vida, seus gastos, sua rotina. A austeridade pode ser parte da personalidade da pessoa ou pode também se desenvolver ao longo da vida.

A palavra austeridade não é muito utilizada no século XXI, mas antes, ela servia para nomear um comportamento bastante sóbrio e respeitoso. A austeridade era, então, vista com bons olhos. Apesar disso, a palavra austeridade também poderia servir para designar modos grosseiros de outras pessoas, muito embora esse uso fosse mais raro.

O conceito de austeridade pode também ser utilizado no âmbito da política e da economia. Nesses contextos, o que é austeridade?

A palavra austeridade, aplicada à política e a economia, começou a ser utilizada com o fim da Segunda Guerra Mundial para descrever o rigor com que se controlava os gastos, tudo com muita cautela. Um plano de austeridade é o que acontece quando há um corte nos gastos e despesas considerados supérfluos. Então, todo o foco se volta para aqueles produtos e serviços que são essenciais, com a intenção de economizar.

Daí surgiu o termo Política da Austeridade, que nada mais é que uma exigência feita pelo Fundo Monetário Nacional – FMI – a países que possuem dívidas internacionais com ele. Através dessa política, o país é obrigado a reduzir seus gastos públicos para que tenha condições de pagar aquilo que deve ao FMI.

Há, no Brasil, o plano de Austeridade Fiscal, que é um plano de controle de gastos supérfluos que, como efeito colateral, desincentiva o consumo, enfraquecendo a economia.

 

O significado de Austeridade está na categoria Significados