Significado de Autarquia

O que é Autarquia

Autarquia é uma palavra que chega até a língua portuguesa através do grego, da palavra αuταρχία (autarquia) que, por sua vez, é o resultado da junção de duas outras palavras gregas: αuτός (autós) e αρχω (arko). Enquanto a primeira quer dizer “de si próprio” ou “auto”, a segunda é o verbo “comandar”. Esse verbo está presente em todas as palavras que designam tipos de governos: monarquia, democracia, anarquia...

Assim, literalmente, o significado de autarquia é “comandar a si mesmo”.

A autarquia, por si só, é bastante abrangente e pode atingir os diversos campos do conhecimento humano. A palavra tem a ideia de um poder absoluto, de algo ou alguém que se governa sozinho. Uma autarquia política é uma nação que tem todo o poder sobre si, ou seja, que não é colônia ou dependente de nenhum outro país. Assim, pode-se atribuir a palavra autossuficiente como um possível sinônimo para a palavra autarquia.

A Autarquia pode também ser definida como sendo um poder absoluto. Ela é um conceito que se aplica em diversas áreas do conhecimento humano. Vejamos abaixo como é o funcionamento da autarquia na economia, na filosofia e na administração pública.

Autarquia em Economia

Na área da economia, a palavra autarquia é utilizada para designar uma espécie de organização que tem em vista a sua independência financeira, ou seja, que sobrevive de suas atividades, sem buscar ou mesmo precisar de qualquer espécie de apoio ou ajuda externos.

Autarquia de Filosofia

Na área da filosofia, a autarquia é entendida como o poder sobre si mesmo, como o autodomínio. Um indivíduo autárquico é aquele que sabe quem ele é, que entende suas qualidades, seus defeitos e suas características. Sendo assim, ele não precisa se igualar a padrões ou valores externos para guiar sua vida, ele mesmo é suficiente e é dono de si, ele se controla. A autarquia filosófica é um dos princípios na busca pela felicidade.

A autarquia tem a ver com a capacidade de independência de uma pessoa, com sua capacidade de reconhecer e de evitar todas as coisas que tenham a possibilidade de deixa-la em algum estado de dependência, seja essa dependência física ou mental.

Platão define a autarquia como sendo a qualidade da perfeição, já Aristóteles a autarquia está relacionada com o bem e é a base para a felicidade de um indivíduo.

Autarquia na administração pública

Na área da administração pública ou mesmo em direito administrativo, é possuidora de autarquia entidades que são autônomas, que são auxiliares e que são descentralizadas da administração pública, muito embora permaneçam tuteladas e fiscalizadas pelo Estado. Seus patrimônios foram construídos com recursos próprios e sua finalidade é prestar serviços que são de interessa da natureza estatal ou da coletividade.

São exemplos de autarquia no Brasil o INCRA e o INSS.

 

O significado de Autarquia está na categoria Significados