Significado de Autocarro

O que é Autocarro

O Autocarro é uma espécie de veículo de transporte coletivo, cuja palavra é mais usada em Portugal e, se for comparar, é semelhante ao ônibus como meio de transporte popular no Brasil.

O autocarro tem a finalidade de transportar um grande número de pessoas durante um trajeto. Este veículo pode ser um modelo simples como também ser articulado, ou possuir dois andares e circular em meios urbanos ou interurbanos.

Existem também os modelos que são utilizados para o transporte de estudantes, o qual é denominado como autocarro escolar ou, como é comum no Brasil, ônibus escolares que levam crianças e adultos para a escola e a faculdade.

E há ainda os autocarros que são utilizados para fins turísticos, ou seja, passeios e excursões por lugares e regiões especiais e que são visitados pela sua importância cultural e/ou histórica.

Curiosamente, o nome desse modelo de transporte coletivo pode ser bastante diferente de uma região ou de país para outro. Por exemplo: o veículo é conhecido como Machimbombo, em Moçambique e Angola; como Toca-toca, em Cabo Verde; Otocarro, em São Tomé e Príncipe e na Guiné-Bissau; e Microlete no Timor-Leste.

Por ora, o termo autocarro foi introduzido em Portugal a partir da década de 1940. Antes era comum o emprego de “auto-omnibus”, sendo que esta palavra é de origem latina, a qual significa “para todos”.

Outra palavra empregada no país europeu é camioneta que geralmente é utilizada para descrever ou se referir ao veículo especializado em realizar viagens entre várias cidades. Assim como frota que é empregado, como no Brasil, para se referir ao grupo ou conjunto de ônibus ou autocarros.

No inicio do século passado, as camionetas entraram em concorrência com os carros elétricos em Portugal, porém após a década de 1930 o aumento no número de passageiros passou a ser grande ao ponto de se buscar uma alternativa que pudesse realmente atender satisfatoriamente a questão.

Foi por volta do ano de 1946 que o Serviço de Transportes Coletivos do Porto (STCP) junto com a Câmara Municipal do Porto (CMP) elaborou um programa de aquisição de autobuses que, aos poucos foram sendo disponibilizados até que novos modelos de autocarros passaram a circular por todo o país transportando milhares de pessoas diariamente.

 

O significado de Autocarro está na categoria Significados