Significado de Automação

O que é Automação

Automação é uma palavra que chega até o português a partir da palavra latina automatus que, ao pé da letra, quer dizer “aquilo que se move sozinho”.

Assim, o significado de automação é bastante semelhante ao latino, pois automação é o nome dado a um sistema que emprega processos automáticos e esses processos são capazes de comandar e de controlar os mecanismos que regulam o seu próprio funcionamento.

A automação é conseguida por meio de um sistema que utiliza técnicas que podem ser computadorizadas, mecânicas ou uma mistura de ambas. O objetivo é dinamizar e também otimizar os processos produtivos. A automação pode ser utilizada nos mais diversos setores da economia.

A ideia de automação remete às máquinas que trabalham de maneira ágil e eficaz necessitando de pouca ou de nenhuma interferência humana. Apesar disso, a automação também pode ser aplicada ao trabalho humano. Neste caso, chama-se de automação a forma robotizada como muitos trabalham nas indústrias, com trabalhos contínuos e repetitivos, conforme mostrado no filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin.

Chama-se de automação mecanizada o processo de automação que utiliza sensores ou sistemas de computação, como softwares, além de sistemas mecânicos em sua linha de montagem e produção. Essa automação mecanizada é controlada pelo ser humano e costuma ser largamente utilizada em indústrias.

Automação industrial

A automação industrial teve início em 1950, devido ao desenvolvimento dos conhecimentos em eletrônica. Estes permitiram que a informática surgisse e também a automação das indústrias, sendo utilizadas técnicas modernas de produção, como, por exemplo, a robotização.

A robotização consiste no uso de robôs que são controlados por computadores. Esses robôs realizam os trabalhos dos seres humanos, ou seja, o trabalho robótico substitui o trabalho humano, fazendo com que a empresa contrate menos funcionários e, assim, economize.

Automação e informática

O termo informática surge pela primeira vez em 1962, na França, quando Philippe Dreyfus o utilizou para nomear seu projeto: Société d’Informatique Appliquée.

O termo informática é a união da palavra informação e da palavra automática. Atualmente, a informática refere-se a qualquer tipo de automação realizada por meio de sistemas computacionais, lidando com a recepção, transformação e entrega de informações.

 

O significado de Automação está na categoria Significados