Significado de Autônomo

O que é Autônomo

Autônomo é uma palavra que pode ser definida como um indivíduo ou algo que age conforme as normas de sua própria conduta, seguindo suas imposições e leis sem a interferência de outrem.

Esta é uma palavra de origem grega que define “auto” como sendo “um mesmo” e “nomos” como norma. Sendo assim, podemos dizer também que um de seus significados é referente àquele indivíduo que age em determinadas situações de acordo com as suas próprias normas.

Como já falamos anteriormente, a palavra autônomo pode ser usada para designar uma pessoa ou algo mais específico, como uma empresa, por exemplo.

Neste caso, o sujeito em questão terá como característica agir mediante diversas situações com autonomia, sem necessitar da interferência de terceiros, levando em conta as suas própria ideias e tomadas de decisão que podem ir desde algo muito simples até situações mais complexas.

Outra forma mais fácil de se entender o significado da palavra autônomo é através de seus sinônimos, que são palavras diferentes, que podem ser usadas no lugar de outras sem alterar o sentido daquilo que se quer dizer.

Neste caso, podemos dizer que o sinônimo de autônomo é definido como aquele que tem liberdade, que é livre, independente e até mesmo auto suficiente.

Trabalhador autônomo

É muito como observamos emprego da palavra autônomo junto à palavra trabalhador. Isso ocorre porque podemos definir como trabalhador autônomo aquele profissional que trabalha por conta própria.

Esse tipo de trabalhador normalmente é aquele que exerce algum tipo de atividade para a qual recebe alguma remuneração, porém que não possui nenhuma espécie de vínculo empregatício com qualquer empresa que seja.

Normalmente o trabalhador autônomo não tem uma remuneração mensal fixa todo o mês. O pagamento do serviço prestado pelo mesmo geralmente é definido previamente com o contratante antes de ele realizar o serviço, mediante a assinatura de um contrato.

Sendo assim, podemos dizer que, neste caso, o valor a ser recebido por mês irá depender de alguns fatores, como a quantidade de serviços prestados naquele mês e o valor cobrado por cada um deles.

Neste caso, o trabalhador possuirá uma maior liberdade quanto à forma de se executar o seu trabalho, valores a serem cobrados e até mesmo a quantidade de horas trabalhadas por dia.

Algumas pessoas confundem ainda o significado de trabalhador autônomo com o de trabalhador liberal. Neste caso, trabalhador liberal pode ser definido como aquele profissional que possui formação técnica ou graduação universitária, como por exemplo, fisioterapeutas e dentistas.

Estes, por sua vez, podem ser tanto exercer as suas funções para empresas de terceiros ou então trabalhar por conta própria, de acordo com a sua profissão.

O significado de Autônomo está na categoria Significados