Significado de Avassalador

O que é Avassalador

Avassalador é o termo usado para definir quem avassala, quem oprime, subjuga ou se torna um vassalo.

É uma palavra que provém do latim vassalus e significa “servo” ou “criado”. Vassalo era a forma utilizada durante a Idade Média para se referir a pessoas que dependiam dos Senhores Feudais.

Tais vassalos faziam um juramento de fidelidade em troca de benefícios, tornando-se, dessa forma, subordinados a esses senhores soberanos.

Hoje em dia, essa palavra ainda continua sendo bastante utilizada, porém mais em sentido figurado. Ela é usada para designar uma pessoa submissa, que é subordinada a alguém ou que mantém uma relação de dependência.

Avassalador pode ser utilizado para caracterizar aquele que domina ou consegue cativar as pessoas - um sedutor.

Observe o seu emprego em frases logo abaixo:

“Homens avassaladores sempre conseguem conquistar os corações das mulheres.”

“O time foi avassalador, não deixou nenhuma bola passar.”

Música de Lenine – Aquilo que dá no coração

Na letra da música do cantor Pernambucano Lenine, “Aquilo que dá no coração”, há um trecho em que o termo avassalador foi muito bem empregado.

 Veja:

“Avassalador / Chega sem avisar / Toma de assalto, atropela / Vela de incendiar / Arrebatador / Vem de qualquer lugar / Chega, nem pede licença / Avança sem ponderar.”

“Avassaladoras” é o nome de um filme estrelado, em 2002, por Geovanna Antonelli, Reinaldo Gianecchini e Caco Ciolcler. Foi também o nome de uma série lançada, em 2006, pela TV Record e pela TV a cabo Fox Brasil. A série se baseava na história do filme.

O significado de Avassalador está na categoria Significados