Significado de Axé

O que é Axé

Axé é uma palavra utilizada principalmente nas religiões afro-brasileiras e equivale a palavra “amém”, oriunda da religião católica. Ela tem sua origem na língua Yorubá e significa poder, energia, força de realização.

Segundo os adeptos dessas religiões, a palavra Axé é utilizada para designar a vida; a força manifestada em todo ser vivente ou coisa existente na natureza. É a energia e a força sagrada advinda dos orixás.

Axé também é o nome dado ao próprio local onde ocorrem os encontros religiosos afro-brasileiros.

A história do axé

Os negros, quando vieram para o Brasil, trouxeram da África seus cultos e religiões. Eles continuaram com sua história, seus santos e orixás; trouxeram também seu vocabulário e suas superstições. O conceito de Axé está ligado ao misticismo, aos cultos afro-brasileiros e ao sobrenatural.

Assim sendo, não só o povo afrodescendente, mas todos aqueles que passaram a ser adeptos desses cultos religiosos, utilizam a palavra para designar os orixás, que também são Axés, ou seja, vida, força e energia.

Axé na capoeira

A palavra axé na capoeira é usada para dar força e ânimo aos jogadores no momento de sua luta. Ela faz parte dessa tradição e o seu intuito é uma roda alegre e muito divertida.

Axé como gênero musical

A história do axé no Brasil como ritmo musical surgiu no ano de 1985, com o cantor Luiz Caldas no carnaval da Bahia. A música “Fricote” foi o marco inicial desse novo balanço que despertou e lançou inúmeros cantores e bandas famosas, que ainda hoje continuam lançando grandes sucessos todos os anos durante o carnaval.

É uma mistura de vários ritmos, como forró, reggae, maracatu, frevo e muitas outras culturas de ritmos e sonoridades contagiantes que despertaram grandes multidões para o carnaval e micaretas, que se espalham por todo o Brasil até hoje.

O auge do “Axé Music”, como ficou conhecido, aconteceu na década de 90, quando surgiram grandes nomes no cenário baiano, como Margareth Menezes, Sarajane, Daniela Mércuri, Asa de Águia, Chiclete com Banana, Araketu, Netinho, É o Tchan e muitos outros grupos.

Porém, sua origem inicial é jamaicana, ocorrida por volta dos anos 60; tendo como seu maior representante e ícone o cantor, compositor e guitarrista Bob Marley. 

O significado de Axé está na categoria Significados