Significado de Axial

O que é Axial

Axial é um substantivo de dois gêneros relativo a eixo, que tem forma de eixo, e também à axiforme, ou seja, a forma de um eixo. A palavra axial também é utilizada como termo médico para designar o Esqueleto Axial, que consiste em exatos 80 ossos localizados tanto na cabeça quanto no tronco do corpo de um ser humano.

Para a geometria, simetria axial é uma expressão utilizada para referir-se a uma correspondência entre dois pontos de um segmento que une os mesmos ao encontrar uma reta fixa em sua metade.

No âmbito da física, existe a presença do termo axial, assim como do termo radial. Mais uma vez, axial está relacionada a um eixo, no caso, um eixo longitudinal por onde uma força axial se estende. Já a força radial encontra-se em um centro e avança para fora dele.

Hipotonia axial é uma condição clínica que afeta as crianças, a qual é caracterizada por uma redução do tônus postural, o que também envolve uma atrofia/fraqueza da musculatura axial.

O esqueleto axial é formado em três partes, o que inclui a cabeça, a caixa torácica e a coluna vertebral. Na mesma ordem, a cabeça é onde se encontram os ossos da caixa craniana, que forma a face, mandíbula e outros ossos e articulações funcionais. A caixa torácica é composta por 12 pares de costelas, e a coluna vertebral, conta com 33 vértebras .

O significado de Axial está na categoria Significados