Significado de Axioma

O que é Axioma

Axioma é uma palavra que chegou até a língua portuguesa a partir do grego ἀξίωμα (axioma), que é um substantivo verbal vindo de uma raiz que tem o significado de “postular” ou “exigir”.

Assim, o significado de axioma é “considerar válido” ou “requerer”.

O que é axioma

A palavra axioma, em língua portuguesa, é utilizada para designar uma premissa que é considerada verdadeira ou, ainda, para nomear verdades inquestionáveis e que são válidas de maneira universal. Assim, é partir de axiomas que são elaboradas teorias e teses.

Muito embora os axiomas sirvam como ponto de partida para a demonstração de uma teoria, eles em si não podem ser demonstrados: são verdades óbvias que são base para dedução e não são postas em questionamento. Os axiomas, na verdade, são conceitos da filosogia e da lógica.

Para a teoria realista, os axiomas surgiram a partir de princípios científicos inatos. Já de acordo com a teoria empirista, os axiomas teriam origem a partir da generalização das observações empíricas.

Axioma, porém, pode ter outro significado se mudarmos o campo no qual ele se insere. Na área das ciências teóricas ou experimentais, por exemplo, um axioma é o mesmo que um princípio ou que um postulado. É do axioma que se parte para poder demonstrar uma teoria de maneira empírica.

Um conjunto de axiomas é chamado de sistema axiomático. Os sistemas axiomáticos são os elementos que servem como base para alguma teoria.

Sistemas axiomáticos são largamente utilizados nas ciências exatas, mas eles também existem nas ciências humanas, de maneira especial na área de comunicação, na forma dos chamados axiomas da comunicação. Há ainda uma série de axiomas jurídicos, que tamvém são conhecidos pelo termo brocardo.

A palavra axioma também pode ser utilizada com outros significados, como sinônimo de provérbio ou de proposição.

O significado de Axioma está na categoria Significados