Significado de Axiomático

O que é Axiomático

Axiomático é um termo usado para dizer que algo é evidente, óbvio, inquestionável, incontestável e inegável. Ele é relativo aos axiomas, são verdades que não podem ser questionadas universalmente, são certas e absolutas.

Axiomático provém da palavra grega “axiomatikós”.

O significado de axiomático pode ser encontrado em outras áreas de estudos, como por exemplo, na matemática, na lógica, na engenharia e todas elas voltadas para as teorias a respeito dos axiomas.

No campo da matemática, chamamos de sistema axiomático a qualquer grupo de axiomas que podem ser usados para derivar a lógica de teoremas.

Na área da lógica, o seu conceito faz referência a uma teoria dedutiva, ou seja, estruturado e apresentando como fundamento dos termos iniciais e formada através de regras de definição.

Continuando no campo da lógica, podemos dizer que o seu significado pode ser exposto como algo que ainda não teve a sua verdade comprovada, isto é, que ainda não foi esclarecida ou fundamentada. Porém, é clara e óbvia, já que é aceita como uma teoria.

Os princípios de axiomático e axioma são muito antigos. Existem informações de que filósofos da Grécia Antiga já empregavam essas palavras para esclarecer indagações que não precisavam de provas ou comprovações para que fossem reconhecidas como legítimas (ou seja, como verdades incontestáveis).

Nos dias de hoje, esse termo também já faz parte do campo da comunicação, isto é, ele serve para nomear aspectos deliberativos de comunicação entre as pessoas. 

O que é axiomático-dedutivo

O axiomático-dedutivo é um método específico da matemática e da geometria que utilizou o cartesianismo que se chocou com o método aristotélico. Conhecido também como método racionalista.

O significado de Axiomático está na categoria Significados