Significado de Bacharelado

O que é Bacharelado

Bacharelado é o grau atribuído ao bacharel. Esta palavra é proveniente do latim vulgar baccalarem, que passou a bachelier, no francês, designando o jovem herdeiro de possessões, o aspirante à cavalaria ou ao noviciado de ordem religiosa.

O que é Bacharelado?

O bacharelado, antigamente, era um grau concedido a estudantes que concluíam o ensino médio, sendo atualmente um título concedido a uma pessoa que conclui o curso universitário.

Na Idade Média, os títulos de nobreza territorial eram de grande influência sobre as denominações universitárias e o bacharelado era o título de quem se formava no campus, a propriedade rural cedida à Universidade, que tinha como reitor o Magnificus, que era o título do dono das terras.

Nessa época predominavam os cursos de Teologia e de Direito e o título de bacharelado era o requisito para se tornar doutor. Com o tempo, o núcleo do conhecimento passou a ser Filosofia, Ciências e Letras, sendo a Teologia remanejada para os domínios da Igreja.

Até o século XIX, o grau de bacharelado era concedido a alunos que concluíam o curso superior em Universidades e, para conseguir o grau de licenciatura, o bacharel precisa apresentar e defender com sucesso uma tese.

Atualmente, na maior parte dos países, o bacharelato é o grau obtido após a conclusão do primeiro ciclo ou etapa de um curso de ensino superior, enquanto em outros, corresponde ao grau do nível secundário, dando direito a participar do curso universitário.

Depois de concluído o ensino médio, o estudante deve ter em mente o curso que deseja seguir, podendo escolher entre bacharelado, licenciatura, curso sequencial ou curso tecnológico. A principal diferença entre eles é o tempo que o aluno passa estudando. No bacharelado, o tempo médio é de 4 anos, enquanto no curso tecnológico é de apenas 2 anos.

Segundo o Ministério da Educação o bacharelado é o título de um curso superior, conferindo ao diplomado as competências para um determinado campo de saber, podendo exercer suas atividades como profissional. No caso da licenciatura, sua preparação é para dar aula como professor do ensino fundamental.

Os dois tipos de formação dividem boa parte do currículo, embora quem prefira a licenciatura tenha matérias específicas, voltadas para os aspectos pedagógicos.

No Brasil, o bacharelado é conferido na maior parte dos cursos de graduação, envolvendo quase todas as disciplinas do conhecimento humano. Os cursos técnicos e profissionalizantes não conferem o título de bacharel, recebendo apenas a qualificação, como por exemplo, Técnico em Eletricidade.

Bacharelado x Licenciatura

Em alguns cursos, a exemplo de Letras, Educação Física, Química, História, entre outros, existem duas habilitações: a licenciatura e o bacharelado. A situação é variável, de instituição para instituição de ensino, sendo que em algumas os cursos têm maior duração.

Um profissional qualificado com a licenciatura pode ensinar, trabalhando como educador, em qualquer nível de educação escolar.

O significado de Bacharelado está na categoria Significados