Significado de Bancarrota

O que é Bancarrota

Bancarrota é um substantivo feminino. A origem da palavra vem do Italiano banca rota, que significa “banca quebrada”.

O significado de Bancarrota exprime uma falência econômica. Uma bancarrota pode afetar uma pessoa, uma empresa ou até mesmo uma nação. Por isso, bancarrota pode também trazer a ideia de “quebra”.

A bancarrota é conceituada ainda como o não pagamento de uma dívida por falta de recursos, podendo estar relacionado com uma fraude ou culpa do devedor.

Por extensão, bancarrota quer dizer ruína ou declínio, a perda de fortuna, bens ou propriedades.

No caso de uma pessoa ou família que se encontra em bancarrota, a situação se configura como a não capacidade do cumprimento de suas obrigações financeiras. Este é o tipo de caso que pode acontecer pela falta de renda, benefícios, dívidas em demasia ou ainda pela má administração do dinheiro.

Uma empresa pode declarar que se encontra em bancarrota quando está com uma má gestão financeira ou por motivos associados à situação do mercado. A declaração visa fazer com que a organização evite realizar o pagamento de dívidas pendentes aos credores durante um tempo determinado previsto em lei.

Já um Estado pode estar em bancarrota quando há falta de recursos financeiros, não cumprindo suas obrigações. Ou seja, quando não há possibilidades de pagar os juros de suas dívidas e quando não existe uma entidade que possa emprestar-lhe dinheiro. Esse problema provoca uma crise econômica que cria consequências como o aumento da inflação e diminuição de investimentos, por exemplo.

A bancarrota pode ser classificada de 4 maneiras, dependendo do tipo de situação que uma empresa ou mesmo uma pessoa se encontra:

  1. Insolvência generalizada,
  2. Insolvência permanente ao longo do tempo,
  3. Insolvência por fatos de falência indexada,
  4. Insolvência que se faz intransponível para o devedor.

O processo de bancarrota aparece nas leis do país, assim como a possibilidade de recuperação.

Portugal é um país que pode-se pegar como exemplo de superação de episódios de bancarrota. Ocorreu uma bancarrota parcial entre 1891/1892. Outras situações foram nos anos de 1977 e 1983, quando o Fundo Monetário Internacional (FMI) interviu e auxiliou o país a ultrapassar as crises.

“Portugal na Bancarrota – Cinco Séculos de História da Dívida Soberana Portuguesa” é o nome de uma obra de autoria de Jorge Nascimento Rodrigues, lançada pela primeira vez em 2012.

“Bancarrota Blues” é o nome de uma música do brasileiro Chico Buarque, do ano de 1987, presente no álbum “Francisco”.

En Bancarrota” é uma canção do cantor espanhol Braulio Garcia, de 1986 do álbum “Lo Bello y lo Prohibido”.

Existe uma página na rede social Facebook de nome “PS – Partido da Bancarrota”, elaborada a fim de fazer críticas ao Partido Socialista (que esteve no poder durante os anos de 1995 e 2011) em Portugal, deixando o país em bancarrota.

Bancarrota é sinônimo de:

  • Decadência,
  • Declínio,
  • Falência,
  • Insolvência,
  • Quebra,
  • Ruína.

O significado de Bancarrota está na categoria Significados