Significado de Bandeira da Alemanha

O que é Bandeira da Alemanha

A bandeira da Alemanha é o principal símbolo representativo da Alemanha frente à comunidade internacional.

A Alemanha é um país que conta com mais de 350.000 quilômetros quadrados de extensão, mais de 82 milhões de habitantes e um regime político do tipo república parlamentar federal. A bandeira alemã vigente no século XXI está na medida 3:5 e possui três faixas horizontais de mesma largura, nas cores preto, vermelho e dourado, nesta ordem, de cima para baixo.

A princípio, a Alemanha era chamada de Germânia. Com o tempo, tornou-se Alemanha e, em 1866, após o final da guerra Austro-Prussiana, a Alemanha adotou a bandeira oficial do Império Alemão em três cores: branco, vermelho e preto.

A Alemanha possui versões de sua bandeira para momentos de conflitos, chamadas de Bandeira de Guerra. A versão atual é igual à oficial, mas possui um triângulo na lado exterior da bandeira, ou seja, ela é cortada no formato de flâmula.

A primeira bandeira de guerra alemã foi a utilizada pela Confederação Germânica, que nada mais é que a bandeira preta, vermelha e dourada que, no canto superior esquerdo, possui a gravura de um falcão negro de duas cabeças sobre um fundo de cor amarela.

Com a chegada do governo nazista ao poder, a bandeira de guerra implantada em 1935 foi a Reichkriegsflagge, que incorporava os símbolos nazistas. Esse modelo só parou de ser utilizado em 1956.

Com o final da Segunda Guerra Mundial e a consequente divisão do país em dois, numa parte oriental e numa parte ocidental, a bandeira também tornou-se diferente. A parte oriental, socialista, adicionou um martelo e um compasso dentre de uma coroa de trigo à antiga bandeira tricolor.

Em 1990, com o Tratado de Unificação da República Federativa da Alemanha, a bandeira eliminou qualquer espécie de desenho que houvesse em si e adotou três cores oficiais: preto, vermelho e dourado.

Significado das cores da bandeira da Alemanha

A bandeira alemã, como muitas outras bandeiras de muitos outros países, não teve suas cores escolhidas de maneira aleatória.

Apesar disso, há algo bastante incomum quanto ao significado das cores da bandeira alemã: elas não podem ser interpretadas isoladamente e ter esses significados somados. Na verdade, as três cores juntas carregam um significado bem específico, que é a democracia republicana e a liberdade do país. Assim sendo, não há como fazer a interpretação de cada cor de maneira individual.

 

 

O significado de Bandeira da Alemanha está na categoria Significados