Significado de Bandeira da Austrália

O que é Bandeira da Austrália

A bandeira da Austrália deve ser sempre criada na proporção de 1:2, sendo constituída com as cores branca, azul e vermelha.

Significado, cores e história da bandeira australiana

As cores branco, azul e vermelha presentes na bandeira da Austrália são as cores da bandeira do Reino Britânico. A bandeira da Austrália possui, no seu canto superior esquerdo, a bandeira do Reino Unido e, no seu corpo, a constelação do Cruzeiro do Sul, além de uma estrela maior, com 7 pontas brancas, sob a bandeira do Reino Unido.

O nome oficial da Austrália é Commonwealth of Australia, ou Comunidade da Austrália. O país é formado por uma ilha continente localizada no Oceano Pacífico, tendo a leste o Oceano Índico.

A bandeira, como se apresenta atualmente, foi criada e adotada em 3 de setembro de 1901 e traz as cores do Reino Unido por ter sido um país participante da Comunidade Britânica, mostrando essa característica com a presença da bandeira da commonwealth no seu lado esquerdo superior.

As cinco estrelas do Cruzeiro do Sul são representadas como homenagem à constelação que somente é conhecida no hemisfério Sul da Terra. Da mesma maneira como o vemos no Brasil, o Cruzeiro do Sul foi a constelação que mais marcou os céus desde a colonização do hemisfério Sul do planeta.

Por seu lado, a estrela de sete pontas sob a bandeira do Reino Unido representa ela própria a federação dos Estados Australianos, sendo cada uma de suas extremidades um dos estados e territórios do país. Enquanto nossa bandeira representa os estados brasileiros, os australianos encontraram o meio para mostrar na bandeira os significados de cada ponta da estrela.

História e cultura da Austrália

O nome Austrália vem do latim “austral”, ou seja, “do sul”. A Austrália é um país de clima agradável, de grandes diferenças geográficas, com florestas no sul e desertos no centro e no norte, possuindo magníficos cenários naturais e com um povo muito acolhedor.

A Austrália é, hoje, um dos países preferidos pelos habitantes da América do Sul para intercâmbio cultural, já que as características do clima tornaram os colonizadores, em sua maioria ingleses, muito mais agradáveis e menos fleumáticos do que os britânicos.

O país ainda mantém seus laços com a Inglaterra, respeitando a Coroa Inglesa como nos tempos da colonização, embora mantenha sua independência. Embora tenha novos costumes, adquiridos durante os séculos de colonização e os anos de independência, a população da Austrália ainda apresenta costumes e cultura ligados aos hábitos ingleses, como o gosto pelo chá e o respeito à pontualidade, que são marcas registradas da Inglaterra e que se mantiveram presentes nos hábitos dos descendentes dos colonizadores britânicos.

O significado de Bandeira da Austrália está na categoria Significados