Significado de Bandeira da Croácia

O que é Bandeira da Croácia

A bandeira da Croácia possui três listas horizontais com a mesma largura, nas cores vermelho, branco e azul. Suas medidas são de 1:2. Na faixa central, a bandeira apresenta o brasão de armas da Crooácia, quadriculado, com as cores vermelho e branco.

História, origem e significado das cores e da bandeira da Croácia

A bandeira da Croácia foi adotada como um dos emblemas oficiais da atual República da Croácia em 21 de dezembro de 1990, logo depois da independência da Iugoslávia. Antes disso, a região usava a bandeira da Iugosláveia, embora tivesse, no lugar do brasão, uma estrela de cinco pontas, nas cor vermelha, com bordas em amarelo.

As cores usadas são conhecidas como pan-eslavas, já que são também usadas em bandeiras de outros povos eslavos, tendo sido adotadas oficialmente na Convenção Pan-Eslava de Praga, no ano de 1848.

Para os croatas, as cores refletem a história e a geografia do país, rerpesentando cada uma das três principais regiões da Croácia, embora seja esta outra explicação acerca de seu simbolismo.

A bandeira da Croácia foi idealizada pelo artista Miroslav Sutej, para se tornar o símbolo do país que se livrava do regime comunista praticado na Iugoslávia, mas manteve o padrão dos povos pan-eslavos ao qual pertence a população.

A Croácia fez parte da Iugoslávia entre os anos de 1945 – logo após a Segunda Guerra Mundial – até 1990, quando o regime comunista teve sua queda.

Outras informações sobre a Croácia

A Croácia tem o nome oficial de República da Croácia e está situada na região onde antigamente existia a Iugoslávia. Seus limites são com a Eslovênia, a Hungria, a Sóervia, Montenegro, Bósnia e Herzegovína. Desses países, apenas a Hungria não fazia parte do território iugoslavo no período do regime comunista.

Em 2013, a Croácia tornou-se o 28° país a se tornar membro da União Europeia, fato que ocorreu após 20 anos de sua independência e que marcou o início do desenvolvimento da região.

A Croácia possui inúmeros pontos turísticos, como o Palácio Dioclecano, a Arena de Pula, a Igreja de São Donato e o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, uma das regiões mais encantadoras da Europa.

Antes de se tornar membro da União Europeia, a Croácia usava como sistema monetário a Kuna, moeda que deve seu nome ao de um roedor nativo da região. O país possui pelo menos 90% de sua população católica.

Curiosidades sobre a Croácia

  • A Croácia é banhada pelo Mar Adriático, na região mediterrânea, possuindo praias consideradas entre as melhores da Europa, visitadas por turistas e pela população do país praticamente durante o ano todo.
  • O país é a região de origem dos cachorros de raça dálmata, que têm esse nome em virtude da Dalmácia, onde foram criados. Os dálmatas ficaram famosos no mundo todo através do filme “101 Dálmatas”, produção dos Estúdios Disney, primeiro em desenho animado e depois com personagens reais.
  • Os croatas também foram os inventores da gravata, sendo o povo que mais utiliza esse acessório de vestuário, considerdo ainda um dos símbolos de sua cultura.

O significado de Bandeira da Croácia está na categoria Significados