Significado de Bandeira da Grécia

O que é Bandeira da Grécia

A bandeira da Grécia tem formato horizontal, com proporções de 2:3, sendo composta por cinco listas azuis e quatro brancas, num total de nove listas. Além disso, também leva uma cruz branca em formato quadrangular, no canto superior esquerdo.

Significado, origens e cores da bandeira da Grécia

A bandeira da Grécia, até 1969, somente era usada pela marinha mercante do país mediterrâneo. Desde 1828, a bandeira oficial da Grécia era totalmente azul, com uma cruz branca no centro. Além da bandeira oficial, a Grécia também utiliza dois outros tipos, a bandeira de proa e a bandeira presidencial.

A Grécia tem como nome oficial República Helênica, estando o país localizado ao sul do Continente Europeu, composto atualmente por 9 regiões geográficas. O país é até hoje reconhecido como berço da cultura e da civilização ocidental, fazendo parte da história de nossa civilização e sendo tema de estudos de geografia, literatura, artes e, principalmente filosofia, já que os primeiros filósofos fizeram parte da antiguidade da Grécia. Com essa importância, a Grécia é hoje reconhecida por todos os países do mundo.

A representação das linhas em azul e branco na bandeira da Grécia trazem alguns simbolismos que não são aparentemente vistos pelos outros povos, como por exemplo o fato de cada linha representar uma das regiões do país e também uma sílaba de uma frase em grego: Liberdade ou Morte.

A cruz branca no quadrado do canto superior esquerdo também traz o seu simbolismo: ela representa a Igreja Ortodoxa Grega, religião tradicional do país, nascida depois do Cisma do Oriente, quando se separou da Igreja Católica Romana. A cruz branca tem o nome de “cantão”, entre os gregos.

Outras informações sobre a bandeira da Grécia

A antiga bandeira da Grécia, somente usada pela marinha, embora praticamente semelhante à atual, tinha um azul mais escuro, além de trazer a cruz branca no centro da bandeira e não no canto superior esquerdo.

A cor azul representada na bandeira da Grécia é o céu e a cor branca simboliza as ondas do mar e as nuvens no céu. Essas cores foram sempre parte da população grega, sendo o seu povo um dos que mais apreciam a beleza da natureza, vivendo num local onde existem centenas de ilhas, com as praias mais convidativas da Europa, num clima dos mais amenos do Mar Mediterrâneo.

A Grécia é um destino turístico dos mais procurados, não só pelos europeus, mas também por turistas de todo o mundo. Suas ilhas são apreciadas principalmente por artistas e personalidades do mundo econômico.

Curiosidades sobre a Grécia

  • Embora as cores azul e branco da bandeira tenham sido adotadas apenas em 1978, a bandeira grega já apresentava as mesmas cores, com azul em outra tonalidade, desde 1820.
  • Além de representar o céu e o mar, as cores da bandeira da Grécia são suadas nas festas típicas do país, tanto em decoração como nas vestes tradicionais, em cerimônias de casamento e outros eventos.
  • A Grécia é um dos maiores produtores de azeite de oliva do mundo, sendo este um dos mais importantes ingredientes da famosa Dieta Mediterrânea, considerada a alimentação mais saudável entre todos os povos. Um grego pode consumir cerca de 21 quilos de azeitona por ano, em média.
  • O país tem passado por um período de séria crise econômica nos últimos anos, mas sempre se mostrou de uma cultura bastante avançada, com alto índice de desenvolvimento humano e alto padrão de vida.

O significado de Bandeira da Grécia está na categoria Significados