Significado de Bandeira da Itália

O que é Bandeira da Itália

A Bandeira da Itália é o símbolo que representa o país. A origem das bandeiras ocorreu na Idade Média, como um pedaço de pano num estandarte, que servia para que os exércitos não fossem confundidos, evitando o fogo amigo.

Significado, origem e cores da bandeira da Itália

A bandeira da Itália é composta por três cores alinhadas na vertical: o verde, o branco e o vermelho.

Oficialmente, a bandeira da Itália foi adotada pelo país apenas no ano de 1948.

Cada uma das cores da bandeira da Itália possui um significado. O verde é o símbolo da liberdade, o branco da igualdade e o vermelho da fraternidade. Essas ideias não são desconhecidas, são o lema da revolução francesa: liberta, igualitè, fraternitè (liberdade, igualdade, fraternidade). Assim, é fácil perceber que a bandeira italiana foi inspirada na francesa, quanto ao significado das cores.

Apesar de só ter sido adotada oficialmente no século XX, a bandeira da Itáliia aparece em um importante momento histórico, em 1796, sob a forma de um estandarte que foi entregue por Napoleão a voluntários da região da Lombarda. A ocasião do presente foi a incorporação dessas pessoas ao exército francês.

Saiba mais a respeito da bandeira da Itália:

Cada país possui sua tradição e peculiaridades quanto à própria bandeira. Na Itália, é comum que as pessoas se refiram à bandeira do país como “Il tricolore”, uma expressão italiana que quer dizer “a tricolor”, em referência à quantidade de cores presentes na bandeira.

Apesar de Napoleão ter entregado a bandeira da Itália, esse não foi seu primeiro uso. A República Cispaldina, que é um estado que havia sido criado no século XVIII, localizado no norte da Itália, já havia utilizado a bandeira em 1797, com a diferença de que as faixas não eram na vertical, mas na horizontal.

 

 

 

O significado de Bandeira da Itália está na categoria Significados