Significado de Bandeira do Brasil

O que é Bandeira do Brasil

Bandeira do Brasil é o símbolo principal da nação brasileira frente a todos os outros países do mundo.

Todo o retângulo da bandeira do Brasil é ocupado pela cor verde. No centro do retângulo há um losango de cor amarela e, no centro deste, uma esfera de cor azul. Dentro da esfera há uma faixa branca que diz: Ordem e Progresso. Ainda, dentro dessa esfera azul, encontram-se 27 estrelas.

O lema escrito na bandeira do Brasil é o lema do positivismo, mas de forma resumida. O lema completo seria: O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim. O positivismo entrou na Bandeira do Brasil pois diversos dos envolvidos na Proclamação da República do Brasil eram seguidores das ideias positivistas de Augusto Comte.

A bandeira do Brasil, no modelo atual, foi apresentada no dia 19 de novembro de 1889 por meio do Decreto nº 4. Tudo isso decorreu quatro dias depois que a república foi proclamada. Essa bandeira substituiu a antiga, que era a bandeira imperial do país.

A bandeira atual foi feita por Décio Vilares, tendo a bandeira imperial como inspiração.

Há algumas regras e leis relacionadas ao uso da bandeira nacional. Ela deve ser hasteada todos os dias de manhã e recolhida ao final da tarde em todos os órgãos públicos. A bandeira só pode permanecer hasteada durante a noite se estiver bem iluminada.

De acordo com o artigo 31 da lei nº 5700, de 1º de setembro de 1971, a bandeira não pode ser desrespeitada, assim, fica proibido apresenta-la em mau estado de conservação, mudar sua forma ou configuração, usá-la como roupa, toalha ou algo que o valha e nem reproduzi-la em rótulos ou invólucros de produtos que estejam à venda.

O significado da bandeira do Brasil tem a ver com suas cores.

As cores na bandeira do Brasil

Bandeira brasileira e suas cores oficiais são significativas, sendo elas o verde, o amarelo, o azul e o branco. Essas cores, primariamente, eram as da casa imperial. Com o fim do Império e a proclamação da República, elas adquiriram outros significados.

A cor verde representa as matas e o amarelo representa as riquezas do país que tanto foram exploradas no período da mineração. O azul é a cor que simboliza o céu e os rios. O branco representa o desejo de paz.

Dia da bandeira

Foi escolhido um dia oficial dedicado à bandeira do Brasil. Esse dia não é feriado nacional, mas é uma data comemorativa: 19 de novembro.

Nesta data, no ano de 1889, a bandeira republicana foi instituída como sendo a bandeira oficial do Brasil.

As estrelas na bandeira do Brasil

A partir do dia 11 de maio do ano de 1992, a bandeira do Brasil passou a contar com 27 estrelas. Essas estrelas representam os 26 estados do país (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Piauí, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Maranhão, Tocantins, Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul) e mais o Distrito Federal.

A disposição e o tamanho das estrelas não foram escolhas arbitrárias, mas sim feitas com base na observação do céu da cidade do Rio de Janeiro no dia 19 de novembro de 1889.

Antes do ano de 1992, a bandeira brasileira contava com apenas 23 estrelas pois, na época, apenas existiam 23 estados. Em 28 de maio de 1968, surgiu o Decreto de Lei nº 5443, que diz que uma estrela deve ser adicionada à bandeira do Brasil sempre que um novo estado for criado. Assim, a bandeira do Brasil está sempre aberta à possibilidade de mudanças.

A primeira demonstração da bandeira do Brasil contava com apenas 21 estrelas, estas representavam os 21 estados existentes na época: Amazonas, Maranhão, Pará, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Paraíba do Norte, Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Santa Cataria, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e o Município da Corte.

Há apenas uma estrela acima da faixa branca com o lema “Ordem e Progresso”. Essa estrela representa o estado do Pará pois este, na épica, era o estado de maior faixa de terra próximo ao eixo do Equador.

 

O significado de Bandeira do Brasil está na categoria Significados