Significado de Bandeira do México

O que é Bandeira do México

A Bandeira do México é um dos símbolos que representa o país frente aos outros, deixando-o distinto.

As bandeiras surgem na Idade Média e tinham um simples propósito: evitar o fogo amigo. Os panos hasteados em estandartes identificavam os exércitos, fazendo com que os soldados soubessem quem era o inimigo a ser atacado.

Os primeiros a utilizarem a bandeira como um símbolo além foram os romanos.

Significado, origem e cores da bandeira do México

A bandeira do México é composta por três listras verticais. Em ordem, da direita para a esquerda: verde, branco e vermelho. No centro da bandeira do México, sobre a faixa branca central, encontra-se o brasão de armas do país.

Embora a bandeira mexicana só tenha sido oficialmente adotada em 1968, suas cores surgiram logo após o final do processo de independência do país da corte espanhola, que aconteceu em 16 de setembro de 1810.

Originalmente, a bandeira do México possuía três significados, cada um correspondendo a uma de suas cores: o verde simbolizava a independência, o branco representava a fé católica e o vermelho era o símbolo da união entre os europeus e os povos indígenas.

Saiba mais a respeito da bandeira do México:

O significado das cores da bandeira do México mudou ao longo do tempo. Até o ano de 1821, foi o significado original q prevaleceu.

Após o ano de 1821, porém, o significado das cores mudou. O verde passou a simbolizar não a independência, mas a unidade; o branco tornou-se o símbolo da esperança e a cor vermelha, a do sangue dos heróis do país.

Essa mudança de significado ocorreu, pois, no mês de agosto do ano de 1821, foi encerrada oficialmente qualquer espécie de dependência do México da Coroa Espanhola, sendo assim o país totalmente independente de seus colonizadores originais.

O significado de Bandeira do México está na categoria Significados