Significado de Bandeira dos Estados Unidos

O que é Bandeira dos Estados Unidos

Bandeira dos Estados Unidos (ou E.U.A.) é uma das mais conhecidas do mundo. Sua constituição é bastante simples: treze listras horizontais nas cores vermelho e branco, de maneira alternada. No canto superior esquerdo há um retângulo de cor azul escura, no qual há cinquenta estrelas brancas.

Essa bandeira é o principal símbolo representativo da nação dos Estados Unidos da América.

Assim como as outras andeiras, a dos Estados Unidos não foi escolhida de maneira aleatória, mas sim bem pensada. Vejamos o significado da bandeira dos Estados Unidos.

As treze faixas horizontais da bandeira são as representantes das originais treze colônias inglesas. Já o quadrado azul possui cinquenta estrelas brancas, cada uma representando um estado do país.

De maneira carinhosa, muitos americanos se referem a sua bandeira como The Stars and Stripes, que quer dizer, em português, “as estrelas e as listras”. Muitos também se referem a ela chamando de Old Glory (Antiga Glória). Este segundo apelido surge como um reflexo do hino nacional, a partir de uma referência que foi utilizada por um capitão do exército de Massachusetts, William Driver.

A bandeira americana nem sempre teve essa forma. Enquanto ainda era colônia, a bandeira dos Estados Unidos possuía as treze listas e o retângulo azul, mas, ao invés de estrelas, o retângulo continha a bandeira do reino Unido, país que colonizou os Estados Unidos.

Em 1777, mais especificamente a 14 de junho, uma norte-americana chamada Elizabeth Phoebe Griscom, mais conhecida como Betsy Ross, propôs um novo desenho.

A história diz que a bandeira confeccionada por Betsy teria sido apresentada por ela a George Washington, na época de sua visita à vila onde Betsy morava. Apesar disso, não há qualquer registro confiável sobre o fato.

O americano Edward Percy Moran pintou um dos mais famosos quadros a respeito do assunto, que mostra Betsy apresentando a bandeira a George Washington em sua sala, sendo auxiliada por duas meninas.

A bandeira de Betsy era mais próxima da atual, com treze estrelas no lugar da bandeira do Reino Unido, representando os treze estados que faziam parte do país. Com o passar do tempo, outros foram sendo adicionados, sendo o último deles o Havaí, anexado no ano de 1963.

Significado das cores na bandeira dos Estados Unidos

Assim como os desenhos possuem um significado, suas cores também o possuem. O vermelho e o branco das listras são cores relacionadas às da bandeira britânica.

O branco está associado à ideia de inocência e de pureza, enquanto que o vermelho simboliza a resistência, a coragem e o valor do povo americano.

Já a cor azul é tida na bandeira como sendo o símbolo da vigilância, da perseverança, da justiça.  

O apelo emocional da bandeira, com todos os seus significados é bastante forte e o povo americano costuma ser de natureza bastante patriótica. Sendo assim, é comum encontrar a bandeira ou apenas suas cores em filmes produzidos nos Estados Unidos como um sinal de vitória, de resiliência, de esperança ou de luta.

 

O significado de Bandeira dos Estados Unidos está na categoria Significados