Significado de Banzai

O que é Banzai

Banzai é uma palavra de origem japonesa, na realidade, banzai, gramaticalmente falando, é uma interjeição.

A palavra é composta pelas partículas ban e sai. Enquanto esta significa anos, a primeira quer dizer dez mil. Assim, o significado de Banzai, de maneira literal, é “dez mil anos”.

A interjeição Banzai é utilizada como uma forma de saudação e de desejo de longa vida e prosperidade. Antigamente, a interjeição Banzai era utilizada como um grito de guerra e como uma saudação ao imperador, desejando que o império fosse longevo, ou seja, desejando longa vida ao imperador. A interjeição pode também ser utilizada com o intuito de congratular uma pessoa.

Embora a palavra Banzai seja utilizada desde o século VIII, seu primeiro registro oficial só apareceu no século XIX, em 1893.

Embora a interjeição seja japonesa, sua origem real remonta à dinastia Tang, quando a palavra wansui era utilizada para desejar vida longa ao imperador.

A palavra Banzai passou a ficar mais conhecida mundialmente por um motivo triste: ela era utilizada como grito de guerra dos kamikazes japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

Já na atualidade, a palavra é utilizada mais com motivos festivos, como multidões comemorando algo, que gritam a palavra banzai três vezes, a plenos pulmões. O equivalente em português à expressão banzai seria “viva!”.

Com a expansão dos negócios japoneses, já após o fim do ranso da Segunda Guerra Mundial, o Brasil começou a entrar mais em contato com a cultura japonesa e a palavra era utilizada ao fechar negócios.

Além disso, muitas empresas de origem ou inspiração japonesa, como restaurantes de comida japonesa ou fábricas de roupas japoneses passaram a utilizar a palavra banzai em seu nome, como um prenúncio do sucesso do negócio.

A palavra também é nome de uma empresa havaiana, originária da ilha de Oahu. A Banzai Pipeline é uma loja conhecida que se dedica ao segmento do surf.

 

 

O significado de Banzai está na categoria Significados