Significado de Beija-flor

O que é Beija-flor

Beija-flor é um substantivo comum utilizado para designar aves apodiformes da família dos troquilídeos (trochilidae) e que são encontradas nas três Américas (América do Sul, América Central e América do Norte). Tais aves apresentam asas longas, bico longo e fino e uma língua comprida que é usada para retirar o néctar das flores. Tais aves comumente são chamadas de chupa-flor, chupa-mel, colibri, mainoi, pica-flor, binga, entre outros. Atualmente a família dos troquilídeos é conhecida por possuir 108 gêneros e 322 espécies conhecidas.

No Brasil os gêneros acabam por receber outros nomes, como por exemplo, o gênero Phaethornis é chamado de rabo-branco. Por serem apodiformes, os beija-flores possuem algumas semelhanças físicas com as andorinhas. No aspecto físico, os beija-flores, assim como boa parte das aves, não possuem o olfato muito apurado. Entretanto, sua visão é excelente e eles são capazes de detectar cores no espectro ultravioleta, algo que é raro nos animais vertebrados.

Eles são uns dos responsáveis pela polinização, uma vez que acabam buscando nas flores seu alimento. É comum vê-los pairando o ar e batendo suas asas em uma velocidade incrível, o que os faz consumir uma grande quantidade de néctar das flores em função do alto gasto energético do voo. E eles buscam justamente o néctar das flores por tratar-se de um alimento altamente energético e que supre as necessidades dos mesmos.

Os beija-flores visitam frequentemente as flores tubulosas e com cores vivas com tonalidades normalmente variando do vermelho ao laranja. A partir da cor dessas flores é possível saber de antemão que é muito provável que as que apresentarem tais cores (variando do vermelho ao laranja) receberão a visita dos beija-flores. Isso, todavia, não é necessariamente uma regra, sendo que flores azuis e brancas também podem ser visitadas por estas aves.

O corpo dos beija-flores é constituído de maneira a proporcionar força e resistência muscular, de modo que eles são muito rápidos, podem voar em todas as direções e batem as asas de setenta a oitenta vezes (nas espécies menores). Normalmente as fêmeas são maiores do que os machos e no geral as patas dos beija-flores são pequenas e leves, de modo que eles não caminham sob o solo.

Beija-flor de Nilópolis

A Beija-flor de Nilópolis é uma escola de samba brasileira que possui formalmente o nome de Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor. A escola de samba fica localizada na cidade de Nilópolis, no estado do Rio de Janeiro, tendo sido campeã por 13 vezes do grupo especial do carnaval do Rio, conhecido como O Carnaval Carioca. Sua quadra também está presente no município de Nilópolis, que fica na Baixada Fluminense.  

Em função dos doze títulos do carnaval do Rio, a Beija-flor de Nilópolis é a maior campeã do carnaval da dita “era do sambódromo”.

O significado de Beija-flor está na categoria Significados