Significado de Bem Aventurado

O que é Bem Aventurado

Bem-aventurado é aquele que consegue aproveitar as graças divinas tanto durante a vida, quando após a morte carnal. Trata-se de um sujeito em constante estado de graça e paz de alma e que se mantém eternamente ao agrado de Deus, pronto para receber suas bênçãos.

Para a crença cristã, o termo que é mencionado algumas vezes durante a leitura da Bíblia Sagrada, remete à felicidade. A pessoa bem-aventurada consegue ser feliz em caráter permanente quando alinha seus sentimentos com a existência de Deus.

Sinônimos para “bem-aventurado”

Próspero, abençoado, bendito, bem-afortunado, bem-ditoso, fasto e venturoso.

Bem-aventuranças

Bem-aventuranças formam um conjunto de ideais que visam o atingimento do amor e da humildade, valores sob os quais devem ser mantidos os atos de compaixão e espiritualidade.

Existe uma subdivisão de cada bem-aventurança, sendo que as mesmas são compostas, necessariamente, por uma condição e também por um resultado.

Análise gramatical e etimológica

“Bem-aventurado” é um termo composto por um adjetivo e um substantivo masculino.

Sua origem vem do grego “makarios” e significa sentir-se em estado de satisfação plena, a qual não pode ser desestabilizada por fatores externos.

Já o termo “feliz”, que também deriva do grego “eudaimonia”, diz respeito à sensação de satisfação proporcionada por um acontecimento momentâneo.

Por essa razão que ser bem-aventurado e ser feliz não é a mesma coisa, já que a durabilidade da satisfação representada por cada termo é diferente.

História religiosa

Consta no Evangelho, em Mateus, que Jesus realizou o Sermão da Montanha com a finalidade de ensinar, bem como revelar, qual era a real fonte da felicidade eterna. Dentro desse contexto, bem-aventurado é aquele que possui caráter irrefutável e que, de acordo com Jesus, será capaz de encontrar a felicidade plena ao manter-se ao lado de Deus assim que a alma deixa o corpo.

O mal-aventurado e as mal-aventuranças

O sujeito mal-aventurado sofre com infelicidade, não consegue atingir os seus objetivos e é incapaz de alcançar o pleno estado de graça e paz.

Mal-aventuranças não são baseadas nos mesmos valores divinos do amor e da compaixão.

Sinônimos para “mal-aventurado”

Desgraciado, desafortunado, malsorteado, mal fadado, desditoso, infortunado e malfeliz.

O significado de Bem Aventurado está na categoria Significados