Significado de Bíblia

O que é Bíblia

Bíblia é um conjunto de escrituras sagradas compostas por dois livros, o antigo testamento e o novo testamento. A Bíblia, também chamada de Bíblia Sagrada, segundo a interpretação cristã, é uma interpretação religiosa dos desígnios divinos e do motivo da existência humana em nosso planeta. Ela é considerada como “divinamente inspirada”, ou seja, todos os textos foram escritos com base na inspiração divina proporcionada por Deus, seus milagres, profetas e respectivas revelações.

O consenso entre os cristãos a nível mundial acredita que a bíblia foi escrita por cerca de quarenta autores, sendo que os textos do velho testamento teriam sido escritos entre 1500 a 450 A.C e os do velho testamento entre 450 a 90 D.C. Somando todo o tempo de produção dos textos bíblicos tem-se a quantia de quase 16 séculos de história, o que são 1600 anos.

Apesar do consenso cristão, os historiadores acreditam que os textos são muito mais recentes do que o que é mencionado pelos cristãos. Não obstante, os historiadores também acreditam que a bíblia foi escrita por muitas pessoas, não se restringindo apenas a uma única religião ou nação. Devido a popularidade do cristianismo e a sua utilização como peça fundamental do exercício religioso, a bíblia sagrada é o livro mais vendido de toda a história, possuindo mais de seis bilhões de cópias vendidas em todo o planeta. Apenas para ter-se uma ideia das proporções astronômicas de sua propagação, a bíblia foi seis vezes mais vendida que o segundo livro do ranking histórico (O livro vermelho).

A estrutura de divisão básica da bíblia é o antigo e o novo testamento. O antigo testamento apresenta toda a história de criação do mundo, a sua povoação, o início da história da existência humana, o surgimento dos povos e nações chegando até o exílio babilônico em V A.C. O Velho Testamento apresenta uma visão mais brutal da existência humana, sendo que constantemente os povos entravam em guerra, havia a predominância do pecado, os profetas e o povo hebreu enfrentaram adversidades, exílio e êxodo.

Já o Novo Testamento apresenta ao leitor a história de Jesus Cristo, toda a sua trajetória até a crucificação e a propagação dos seus conhecimentos através dos doze discípulos. A bíblia cristã não era dividida em capítulos até que um cardeal a dividiu-a dessa maneira e, tampouco era dividida por versículos (que foram inseridos no ano de 1.551).

A bíblia sofreu várias reinterpretações ao longo da história à medida que surgiram novas religiões cristãs à partir do catolicismo. Hoje em dia existem várias versões da bíblia com algumas alterações na estrutura, quantidade de livros dentro dela e algumas inclusive com adição de conteúdo novo, como é o caso da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, (seus integrantes são conhecidos como Mórmons).

Para a perspectiva católica, a bíblia possui 46 livros no velho testamento e mais 27 no novo testamento. Sabe-se que as traduções do novo testamento foram realizadas a partir de mais de 5000 manuscritos, que eram divididos em duas categorias diferentes, os textos tipo-bizantinos e os textos tipo-alexandrinos.

 

 

O significado de Bíblia está na categoria Significados