Significado de Bigode

O que é Bigode

Bigode é um substantivo masculino que designa a barba que cresce sobre o lábio superior abaixo do nariz, bigode é como são chamados os pelos que surgem neste local.

O significado de bigode também pode ter outras acepções na língua portuguesa. Quando alguém toma um chope, por exemplo, e acidentalmente deixa uma camada de espuma se acumular em seu lábio superior, podemos chamar o resultado de bigode: “Amigo, toma um guardanapo, tem um bigode gigante aí na sua boca”.

Alguns animais têm pelos espessos e longos em seu rosto que os ajudam no equilíbrio e podemos chamar esses pelos de bigode, como por exemplo os bigodes do gato.

De maneira informal, um bigode pode ser uma crítica ácida ou um comentário de teor sarcástico, por exemplo.

No âmbito do jornalismo, bigode é como é chamado a linha horizontal que separa visualmente textos e ilustrações em uma publicação. Um bigode caracteriza-se por ser uma linha que não tem a mesma medida da matéria ou seção ao qual faz a separação, de modo a aparecer centralizado.

Podemos encontrar ainda o termo bigode para denominar um jogo de cartas, como o nome de um pássaro também chamado de coleiro-baiano ou bigodinho e ainda como o nome das pequenas ondas, que seguem ondas maiores ocasionadas pela passagem de uma embarcação ou navio.

O bigode também vem sendo associado a um importante trabalho de conscientização que começou a ser realizado na Austrália no ano de 2003 e que a partir de então se espalhou pelo mundo. O bigode é o símbolo da campanha conhecida como Movember, que no mês de novembro incentiva os homens a aderirem a ela deixando crescer seu bigode, como uma forma de trabalhar em prol da conscientização da importância do exame de próstata.

O nome da campanha, que é similar ao Outubro Rosa voltado às mulheres, vem das junções da palavra moustache que significa bigode e november que é novembro em inglês. O foco da campanha é a conscientização para a importância da realização do exame de próstata para os homens, mas também trabalha na luta conta o câncer de testículo e outros problemas relacionados a saúde mental masculina, como a depressão.

Bigode Grosso

Bigode grosso é uma expressão popular, uma gíria, que pode ser usada como um elogio referindo-se a uma pessoa que é boa naquilo que faz, que se destaca por seu talento. Assim, por exemplo, podemos dizer: “Agora estou mais contente, o novo atacante contratado para o meu time é bigode grosso”, ou seja, o novo atacante é reconhecido como um bom jogador. A expressão ficou mais conhecida depois do sucesso da música “Bigode Grosso” de MC Marcelly.

Bigode Chinês

Bigode chinês é como é chamado, no mundo da estética, a marca que começa a surgir no rosto, entre as narinas e o canto da boca, por volta dos 30 anos devido à perda natural de gordura pelo envelhecimento. O nome é inspirado no longo e fino bigode que os chineses costumavam usar.

O significado de Bigode está na categoria Significados