Significado de Bigorna

O que é Bigorna

Bigorna é um substantivo feminino. O termo vem do Latim bicornis, que significa “com duas pontas”, de bi-, que é “dois” e cornis, que quer dizer “ponta, chifre, extremidade aguçada”.

O significado de Bigorna é um bloco maciço de ferro acerado que tem como função servir de modelagem de ferramentas e objetos de metais, geralmente tendo duas pontas. Por ser pesada e dura, a bigorna era utilizada pelos ferreiros para apoio do material a ser moldado, à base de várias marteladas.

A bigorna tinha como vantagem a sua resistência ser maior do que a do material que era trabalhado sobre ela, fazendo com que parte da energia gasta com a martelada fosse “devolvida”, o que diminuía o esforço do ferreiro.

A bigorna de pedra surgiu na Pré-História, enquanto que a de metal surgiu no Egito Antigo. Foi durante a Idade Média que ela se tornou um instrumento essencial, entretanto, no século XIX, ela foi perdendo o uso e começou a ser deixada de lado, conforme novas ferramentas a substituíam graças à Revolução Industrial.

Nos Estados Unidos, naquela época, desenvolveu-se o passatempo de disparar as bigornas abandonadas com o auxílio de explosivos. Essa brincadeira acabou sendo utilizada em desenhos animados, como é o caso do desenho da Warner Bros com o Papa-Léguas e o Coiote, sendo que este último tinha como intuito capturar o ágil Papa-Léguas através de inúmeras armadilhas, incluindo a bigorna Acme, poderoso fabricante de bugigangas.

A bigorna é um item que aparece também em jogos, como é o caso do Minecraft, tendo como função servir para reparação de itens e combinação de encantamentos.

No âmbito da Medicina, bigorna é um termo que indica o segundo ossículo do ouvido médio. Juntamente com a bigorna estão o martelo e o estribo, que formam o conjunto de ossos que é responsável pela audição humana.

Martelo e bigorna

Existe o ditado popular “estar entre o martelo e a bigorna” que tem o sentido figurado de indicar que uma pessoa está entre duas decisões, situações ou posições opostas, com a perspectiva de que será vítima em qualquer uma das alternativas.

O significado de Bigorna está na categoria Significados