Significado de Bioma

O que é Bioma

Bioma é um termo empregado na Ecologia para se referir à comunidade ou conjunto de seres vivos que se estende por uma grande área que é caracterizada por uma vegetação dominante ou com certo nível de homogeneidade.

O significado de Bioma tem sua origem no latim, onde bios (vida) e oma (grupo ou massa) e começou a ser utilizado pelo botânico norte americano Frederic Edward Clements em 1943 para definir uma comunidade de animais e plantas que possuem, em sua grande maioria, uma formação semelhante ou comunidade biótica.

Entretanto, o emprego do termo Bioma pode variar de autor para autor, embora todos partam do principio que o termo deve conceituar a presença importante para o ecossistema de plantas e animais, e como os fatores climáticos, e outros aspectos externos do ambiente podem influenciar no seu desenvolvimento.

Por outro lado, é importante esclarecer a diferença que existe entre as palavras Bioma, ecossistema e biosfera, que por manterem contato acabam sendo confundidas umas com as outras de modo a se pensar que trata-se de uma coisa só.

O Bioma se refere, conforme já foi dito, ao conjunto de animais e outros seres vivos que vivem em uma grande parte de um territorio. Ecossistema é um conjunto de bioma onde os vários seres convivem entre si, ou seja, se comunicam, enquanto Biosfera é o conjunto de todos os biomas existentes no planeta.

Deste modo, vale lembrar que o bioma é constituido basicamente de três tipos de seres vivos: os vegetais (que são considerados os produtores), os animais (que são os consumidores) e as bactérias e fungos (que são considerados os decompositores).

Biomas Brasileiros

O Brasil, devido a sua riqueza natural, possui 6 modelos de biomas, a saber:

Amazônia: Fica na região norte e devido a sua extensão territorial ocupa praticamente 50% do modelo existente no país;

Cerrado: Está localizado na parte central (Centro-Oeste) brasileiro e a sua ocupação corresponde a uma capacidade de 24%;

Mata Atlântica: Está localizada entre as regiões sul e sudeste do país e ocupa somente 13% da extensão territorial;

Caatinga: Localizada na região do nordeste brasileiro ocupa somente um espaço territorial de apenas 10%;

Pampa: É um tipo de bioma encontrado somente na região sul brasileira e possui apenas 2% de ocupação territorial;

Pantanal: Está localizado na região do Centro-Oeste brasileiro (mais especificamente entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e hoje corresponde cerca de 2% da ocupação territorial no país.

O significado de Bioma está na categoria Significados