Significado de Bipolar

O que é Bipolar

Bipolar é uma palavra que refere-se a qualquer coisa que tem dois polos ou dois pontos opostos. Um imã ou uma pilha são objetos bipolares, apresentando um polo negativo e um positivo. Contudo, o termo tem se tornado muito popular nos últimos anos depois que a psiquiatria identificou o chamado transtorno bipolar, que descreve o comportamento de pessoas que tem o temperamento instável e oscilante.

Com a popularização do conceito de transtorno bipolar, a palavra bipolar passou a ser usada de maneira corriqueira para descrever qualquer pessoa que apresente alguma variação de humor cotidianamente. Pessoas que durante o dia ou a semana tem momentos de bom humor que oscilam entre momentos de irritabilidade se auto intitulam bipolares ou assim são denominadas então.

Entretanto, variações de humor não são uma coisa assim tão incomum e na maioria das vezes esse bipolar que aparece de forma mais coloquial e até jocosa em conversas e postagens em redes sociais trata-se de uma pessoa que está simplesmente passando pelas corriqueiras complicações do dia-a-dia e com isso tem seu estado psicológico afetado, mas não sofre um transtorno bipolar.

Transtorno Bipolar

O transtorno bipolar de fato é algo bem mais sério, em que as variações de humor são muito mais abruptas e distintas uma da outra, onde um indivíduo passa do estado de euforia para a depressão, de maneira que o próprio indivíduo e as pessoas próximas a ele percebem que alguma coisa não está dentro de sua normalidade.

Uma pessoa que apresenta o transtorno bipolar passa por fases de euforia, chamadas de fase maníaca, um período onde o indivíduo apresenta pouco sono, diminuição da capacidade de discernimento, compulsão para alimentação, álcool ou drogas, gastos excessivos, hiperatividade, pensamentos e fala acelerados, muita agitação e etc.

Na fase depressiva a pessoa com o transtorno irá apresentar comportamentos como tristeza, desânimo, perda de apetite, muito sono, cansaço, preguiça, baixa autoestima, pensamentos suicidas, desinteresse generalizado e etc.

Entre os fatores de risco que podem contribuir com o desenvolvimento do transtorno bipolar em um indivíduo especialistas apontam: hereditariedade, estresse excessivo, experiências traumáticas, mudanças significativas e repentinas na vida, abuso de drogas e álcool, ter idade entre 15 e 25 anos.

O significado de Bipolar está na categoria Significados