Significado de Bissexto

O que é Bissexto

Bissexto é utilizado costumeiramente para determinar o ano que possui 366 dias. É muito comum utilizar o termo bissexto para indicar o 29ª dia do mês de fevereiro, muito por conta de ele constar no calendário sempre quando ocorre o chamado ano bissexto.

Em um sentido figurado, bissexto tem como significado algo que ocorre com baixíssima frequência ou mesmo periodicidade, caso de uma atividade ou mesmo a autores que publicam suas obras de forma muito esporádica.

Inclusive, como exemplo, há a expressão poeta bissexto, muito comum e característica para definir determinado autor que brinda seus leitores com novos poemas e textos de forma muito sazonal e escassa.

Ano bissexto

O ano bissexto ocorre quando o ano tem 366 dias, isto é, um a mais do que o normal. Quase sempre os anos bissextos são de quatro em quatro anos. Desta forma, o dia a mais acaba sendo direcionado no calendário para o mês de fevereiro.

A escolha de fevereiro remete ao período da Roma Antiga. O calendário no Império Romano se baseava nas fases da lua e tinha 304 dias, sem janeiro e fevereiro. Com Júlio Cesar no poder, adotou-se o calendário solar, baseado no Calendário Alexandrino. Com isso, janeiro e fevereiro iniciavam o Calendário Juliano. O problema do dia a mais passou, então, a existir.

E o que fizeram? Bem, antes vale dizer que o primeiro dia do mês era chamado de Calendas (por isso a palavra calendário para designar o conjunto de meses do ano). Diante da questão a ser resolvida, definiu-se que, no ano em que fosse necessário ter um dia a mais, ele seria no sextus die ante calendas Martias. Isto é: haveria dois dias repetidos há seis antes do início de março, fazendo com que houvesse dois sextus die, ou o bis-sextus die do mês anterior que era fevereiro. Seria algo como dois dias 24 de fevereiro. Claro que, posteriormente, ajustou-se para incluir como o último dia desse mês.

Segundo o Calendário Gregoriano, o ano é bissexto ocorre sempre quando ele é divisível por quatro. Por exemplo, 2016 é divisível por quatro, logo, é bissexto. No entanto, ele não é considerado desta forma quando o ano é divisível por 100 (ano de 2000, por exemplo), a menos que ele seja divisível por 400, aí será considerado bissexto.

O objetivo da criação dos anos bissextos partiu da ideia de que a translação da Terra regula o calendário anual, proporcionando que haja uma harmonia e uma padronização no calendário, impedindo que as estações do ano tenham que ter suas datas modificadas, por exemplo. Isso porque, cada ano tem 365 dias e seis horas. Juntando essas horas a mais em quatro anos, temos um dia a mais.

O significado de Bissexto está na categoria Significados