Significado de Blasfêmia

O que é Blasfêmia

Blasfêmia é um termo que evoluiu do grego antigo, “blaspeméo”, provindo de “blátto” (prejudicar) e “péme” (reputação). Do grego, blasfêmia passou para o latim como “blasphemare”, para o francês arcaico “blasmer”, para o francês antigo “blasfemer”, para o inglês médio “blasfemen”, originando, em inglês atual, “blame”.

O que é blasfêmia?

O significado de blasfêmia é geralmente voltado para a ofensa a uma divindade, sendo um insulto a uma religião ou ao que ela considera sagrado. Blasfêmia é a difamação do nome de qualquer entidade divina de qualquer religião, podendo também significar uma palavra ou um ato injurioso contra uma pessoa ou um conceito respeitável.

Considerada num sentido mais amplo, a blasfêmia é qualquer irreverência para algo que seja considerado inviolável, sagrado ou regra de qualquer sociedade, como é descrito por Francis Bacon em sua obra “Advancement of Learning”, onde o autor afirma que não pode ser admitida a “blasfêmia contra aprender”.

A blasfêmia é algo considerado reprovável em muitas culturas, havendo países onde ela é condenada como crime, até mesmo legislação contra qualquer ato considerado blasfemo.

Desde a Idade Média, alguns países europeus estabeleceram leis com penas contra a blasfêmia, podendo o castigo variar de acordo com a gravidade das palavras emitidas contra qualquer coisa sagrada, como na Alemanha, Áustria, Espanha, Irlanda, Dinamarca, Finlândia, Suíça, Países Baixos, entre outros, embora muitos tenham reformado as mais antigas leis ou mesmo as revogado.

Segundo a Bíblia, os cristãos que blasfemam contra Deus, Jesus Cristo ou o Espírito Santo devem ser condenados à morte, conforme estabelecido no Evangelho de São Marcos, onde está escrito que quem blasfema contra o Espírito Santo nunca conseguirá perdão, carregando para sempre a culpa do pecado. A blasfêmia já era tema do Antigo Testamento, no livro Levítico, que também condenava à morte quem blasfemasse contra Jeová.

No catolicismo atual, a blasfêmia não é tão grave quanto nos países de religião muçulmana, que ainda mantém leis contra a blasfêmia, algumas bastante rígidas, com penas severas, havendo, ainda na atualidade, a condenação à prisão perpétua ou pena de morte para os blasfemos.

O significado de Blasfêmia está na categoria Significados