Significado de Blitz

O que é Blitz

Blitz é uma palavra alemã, que se tornou popular em outros países depois da Segunda Guerra Mundial. Os alemães, entre as suas estratégias de combate, desenvolveram uma técnica que chamavam de blitzkrieg, que significa literalmente guerra relâmpago, onde blitz traduzimos como “relâmpago” e krieg como “guerra”. Era um ataque surpresa, intenso e rápido, que lembrava um raio ou relâmpago.

O termo blitz ganhou o mundo e no Brasil passou a ser usado como sinônimo de uma operação de fiscalização perpetrada pela polícia. Uma blitz acontece em uma via movimentada, e tem como objetivo reduzir o fluxo de veículos para que carros suspeitos sejam parados para averiguação ou mesmo para se fazer um pente fino, parando-se carros aleatoriamente afim de verificar o estado do veículo, sua documentação e sondar seus ocupantes atrás de algum comportamento suspeito ou inapropriado.

Banda Blitz

O nome blitz no Brasil também remete ao nome da famosa banda carioca percussora do estilo New Wave no país no início dos anos 80. A banda Blitz foi formada na cidade do Rio de janeiro e tem como líder o cantor Evandro Mesquita famoso também como ator, tendo já participado de diversas novelas e programas de humor no canal rede Globo. Um dos seus últimos papeis de destaque foi o mecânico Paulão da Regulagem no seriado A Grande Família.

A banda Blitz fez muito sucesso nas rádios na primeira metade da década de 80, e desde então veio se firmando como uma das bandas mais prestigiadas do cenário rock e pop nacional. Seu prestígio se deve ao seu carisma, a energia positiva de suas apresentações, a utilização de duas backing vocals bastante divertidas e a hits como “A dois passos do paraíso” e “Você não soube me amar”.

O grupo já teve várias formações e entre seus integrantes estiveram o roqueiro Lobão como baterista e Fernanda Abreu como backing vocal.

O significado de Blitz está na categoria Significados