Significado de Blu

O que é Blu

Blu-Ray é um tipo de disco, em formato de DVD, que possui uma capacidade de armazenamento superior de dados. Ele supera também o CD, e além de comportar o maior número de arquivos os reproduz com alta definição.

O significado do seu nome vem da junção das duas palavras: Blu que, na verdade é blue, ou seja, a cor azul em inglês e Ray que se traduz por raio. Logo Blu-Ray é um tipo de tecnologia que se emprega o raio laser azul para que as informações sejam impressas no disco.

Este tipo de tecnologia é um avanço, pois a técnica empregada em DVDs utiliza o laser vermelho que possui um comprimento de onda superior a do laser azul. Este, por sua vez, por ter um comprimento de onda menor consegue ter maior precisão na leitura e gravação de dados, além do mais deve ser acrescentado o fato de que o Blu-Ray ainda supera o DVD em capacidade de armazenamento, cujos números são entre 25 e 50 GB de informação contra os 4,7 GB de dados.

Além dos discos é necessário para que haja melhor reprodução de áudios e vídeos de alta definição o aparelho próprio. Para tanto, por volta de 2006 o primeiro leitor foi lançado pela Sony para atender a necessidade de demanda por produtos com alta definição aliada com grande capacidade de armazenamento que o mercado exigia.

Embora o aparelho de Blu-Ray ainda seja mais caro e sensível é provável que, em breve, o seu preço comece a ficar mais atrativo à medida que novas empresas desenvolvam essa tecnologia e comecem a disputar a preferência do público ainda mais que o Blu-Ray possui maior possibilidade de interatividade entre o usuário e a internet.

O significado de Blu está na categoria Significados