Significado de Bobo da Corte

O que é Bobo da Corte

Bobo da Corte é uma expressão que surgiu na Idade Média.

O que é Bobo da Corte:

O significado de Bobo da Corte indica um personagem engraçado – uma pessoa que era contratada para trazer diversão à monarquia (ao rei e à rainha).

O bobo da corte estava sempre presente na corte, bem como no teatro popular.

Esse indivíduo que trabalhava como bobo da corte era considerado, muitas vezes, como desagradável, mas cômico. Dessa forma, ele era como um “funcionário” da monarquia, porém somente ele tinha direito de criticar vícios e características da sociedade, além de criticar até os “patrões” – sem correr o risco de ser punido, mas claro: ele tinha que ser engraçado.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o bobo da corte era um plebeu pago para entreter a nobreza e a realeza, contudo não era uma pessoa louca ou com problemas físicos (embora muitas cortes contratassem corcundas e anões para seu “circo particular”).

O bobo da corte tinha diversas habilidades, tais como realizar malabarismos, declamar poesias, tocar instrumentos, dançar e até mesmo fazer mímicas – era uma pessoa talentosa, sabia e tinha sensibilidade para trazer entretenimento aos outros.

Além disso, o bobo da corte utilizava uniformes coloridos e espalhafatosos, chapéus bizarros com guizos amarrados. É curioso afirmar que graças a sua caracterização, houve a criação da décima terceira carta do baralho: o coringa – personagem também em filmes e histórias em quadrinhos por ser inimigo do Batman.

O bobo da corte teve origem no Império Bizantino, entretanto somente na época do fim das Cruzadas que o bobo da corte realmente se tornou popular nas cortes da Europa. Durante os séculos XIV e XV, o bobo da corte era sustentado juntamente com outros artistas, tais como poetas, pintores e músicos.

Durante o século XVII, a função de bobo da corte acabou desaparecendo.

William Shakespeare, notável autor inglês, destacou o bobo da corte como um personagem de grande importância em suas obras Rei Lear e A Noite de Reis, onde ele era o personagem mais esperto da trama.

Atualmente, o bobo da corte é comparado com os palhaços.

O significado de Bobo da Corte está na categoria Significados