Significado de Bodas de Prata

O que é Bodas de Prata

Bodas de Prata é a comemoração que se realiza quando um casal completa 25 anos de matrimônio. É considerada por muitos, junto com as Bodas de Ouro, a mais importante comemoração de um casamento, onde o casal conseguiu passar décadas unido e renova o seu amor a cada ano.

Nas festas tradicionais alemãs, onde as Bodas nasceram, era comum as pessoas oferecerem aos casais uma coroa de prata quando os mesmos comemoravam 25 anos de casados, assim como entregar uma coroa de ouro quando completam 50 anos de união.

Cada ano de matrimônio completado o casal celebra uma boda – no primeiro ano é a de papel enquanto a última é a de jequitibá que, por sinal, é uma árvore centenária. Desta forma, quanto mais tempo se prolonga o casamento, mais durável é o material que simboliza a boda para representar a união, força e amor do casal.

A prata ainda possui importante simbolismo. Como possui uma limpeza semelhante à água e transparência igual à de um cristal, representa os sentimentos importantes que os casais devem ter para se chegar a 25 anos de casamento: a franqueza, a consciência tranquila, a fidelidade e a pureza. Já em uma concepção cristã a prata é o símbolo da sabedoria divina.

Deste modo, um casal para chegar as Bodas de Prata precisa buscar a tranquilidade e estabelecer a confiança no outro para manter o amor vivo mesmo após o nascimento de filhos e netos.

Alguns casais comemoram este momento especial com rituais religiosos para simbolizar a renovação dos votos matrimoniais como se estivessem casando novamente. É comum encomendarem alianças especiais para trocarem entre si, e comemorarem com festa junto a familiares e amigos.

O significado de Bodas de Prata está na categoria Significados