Significado de Bolinar

O que é Bolinar

Bolinar é um termo de origem náutica e que significa navegar sem ter uma direção precisa, navegar em ziguezague; bolinar é o mesmo que navegar à bolina. Como termo náutico, bolinar também pode ter o significado de alar com a bolina, ou seja, alar com o cabo que fixa a vela do barco de modo que ele possa se posicionar na melhor forma possível para que tenha um melhor aproveitamento do vento durante a navegação.

O termo bolinar é oriundo do italiano bolino, que também pode ser escrito burino, e que refere-se a um instrumento feito de aço e ferro que é usado para entalhar ou limar ou a peça de metal, fibra ou madeira que ajuda um barco a manter-se na direção correta de acordo com o que foi estabelecido pelo leme.

Contudo, o significado mais comum e popular para o verbo bolinar é a ação de apalpar alguém de forma maliciosa. Neste sentido, bolinar pode ser o contato erótico entre um casal, o chamado “amasso”, pode ser sinônimo de preliminares sexuais ou de caricias mais ousadas e voluptuosas. Bolinar pode ainda ser usado como sinônimo de ato sexual, transar, fazer sexo.

Porém, é bastante comum também que o termo seja utilizado para designar contatos eróticos que caracterizam assédio ou abuso sexual. Quando, em geral um homem, apalpa uma mulher de forma maliciosa sem o seu consentimento, muitas vezes em locais públicos como praças, mercados ou dentro de ônibus, causando humilhação e constrangimento.

O significado de Bolinar está na categoria Significados