Significado de Bom Colesterol E Mau Colesterol

O que é Bom Colesterol E Mau Colesterol

O “Bom colesterol (HDL)” ou “Mau colesterol (LDL)”, geralmente, são bem conhecidos pela maioria das pessoas.  

Existem alguns tipos de colesteróis que circulam no organismo do ser humano. Eles podem ser classificados como HDL, LDL ou VLDL. A esse conjunto de colesteróis, damos o nome de “Colesterol Total”.

O que é Bom Colesterol e Mau Colesterol:

As lipoprotreínas são compostos formados por proteínas e lipídeos. Elas são as responsáveis pelo transporte do colesterol através da corrente sanguínea. Como o colesterol não se dissolve no organismo, já que é uma gordura, ele precisa ser transportado pela corrente sanguínea até o local onde poderá ser fragmentado e excretado.   

O Bom Colesterol

O bom colesterol ou HDL (Hight Density Lipoproteins - proteínas de alta densidade) transportam e retiram o colesterol do sangue e dos tecidos, levando-o até o fígado, onde será metabolizado, e logo depois, excretado pelo intestino.

Segundo especialistas, ter uma boa concentração de HDL no sangue diminui de forma significativa o risco de um ataque cardíaco. 

O Mau Colesterol

Por outro lado, o mau colesterol ou LDL (Low Density Lipoproteins – proteínas de baixa densidade) é um tipo de colesterol que entope as artérias, isto é, as placas de gorduras ficam presas nos vasos sanguíneos, reduzindo, dessa forma, o fluxo sanguíneo.

Quando esse fluxo diminui, o organismo passa a trabalhar mais lentamente devido ao excesso de gordura nas artérias, o que pode favorecer os infartos e os acidentes vasculares cerebrais.

O VLDL (very low density lipoprotein- proteína de muito baixa densidade) também é visto como um mau colesterol, pois é responsável não só pelo transporte dos triglicerídeos, como também por carregar um pouco de colesterol que pode ficar armazenado no organismo.

O colesterol é um lipídio presente em todas as células do organismo e desempenha papel importante para o bom desempenho do corpo, estando presente na produção de membranas celulares e também sendo responsável pelos hormônios, como o estrogênio e a testosterona, isto é, os hormônios sexuais.

Boa parte do colesterol que percorre o nosso sangue é originada pelo próprio fígado, o restante é proveniente de alguns alimentos que consumimos em nosso dia a dia.

O tipo de alimentação e o estilo de vida de uma pessoa pode causar grande impacto em seus níveis de colesterol, ou seja, se ela se preocupa com o que ingere e leva uma vida saudável, a chance de seu organismo produzir o HDL, bom colesterol, é bem maior.

Em compensação, quem leva uma vida desregrada, com um consumo exagerado de bebidas alcoólicas, tabagismo, ingestão de muita gordura saturada, dentre outros, corre grande risco de desenvolver o colesterol ruim, ou seja, o LDL.

O significado de Bom Colesterol E Mau Colesterol está na categoria Significados