Significado de Bonachão

O que é Bonachão

Bonachão é uma palavra que tem como significados bondade, paciência e ingenuidade. A palavra bonachão é um adjetivo ou substantivo masculino. Podemos considerar também os significados para o termo utilizado no feminino: bonachona.

Os significados de bonachão fazem referência a uma pessoa de bom caráter, com a ausência de malícia. Temos por exemplo a seguinte frase para entendermos melhor os significados: “quando me disseram que falaste mal de mim não acreditei, porque és um verdadeiro bonachão!”.

Podemos também notar que se utiliza a palavra bonachão com significados diferentes, com caráter malicioso.

Os significados mais pejorativos prendem-se a dizer que o sujeito é passivo ou folgado. Temos por exemplo a seguinte frase: “o meu marido é um bonacheirão! Não me ajuda em nada nas faxinas da casa, se joga sempre no sofá!”

O que é um bonachão:

Como pudemos verificar, bonachão tem vários significados. Desde uma pessoa pura, inocente, com ausência de malícia, a uma pessoa preguiçosa e folgada.

Podemos considerar bonachão as pessoas que não são maliciosas, e só pensam em ajudar o próximo, assim como faz referências às crianças que não veem maldade.

Mas, no sentido pejorativo da palavra, podemos associar bonachão às pessoas preguiçosas e que não tem iniciativa própria.

Temos o exemplo dos maridos/mulheres que não ajudam nas lides domésticas quando é preciso; como os adolescentes que não fazem a cama mesmo quando são pedidos, ou no trabalho os colegas que empurram o trabalho que lhes compete para os outros.

 

O significado de Bonachão está na categoria Significados