Significado de Brainstorming

O que é Brainstorming

Brainstorming é uma palavra que tem origem no inglês, formada pela junção de brain, que traduz-se como “cérebro” e storm, que pode ser traduzida como “tempestade”, assim brainstorming pode ser traduzida para o português literalmente como tempestade cerebral, mas sua tradução mais usual é mesmo tempestade de ideias.

O brainstorming é uma técnica muito comum e conhecida utilizada para a solução de problemas e para a busca de ideias criativas e conceitos inovadores em uma empresa. O método funciona como uma dinâmica de grupo onde a partir de um tema estabelecido, todos os participantes são convidados a dar ideias a respeito, mesmo que pareçam absurdas e irrelevantes, e em meio a essa “tempestade” de contribuições as ideias dos diversos membros vão se conectando, inspirando novas ideias, fazendo surgir algo novo e inusitado, uma solução criativa.

A técnica do brainstorming é já bem antiga, criada nos Estados Unidos em meio ao ambiente da publicidade, mais especificamente pelos membros da agência BBDO de Nova York no anos 30.Nadécada seguinteAlex Osborn (1888 – 1966), um publicitário e sócio daBBDO, apresenta a técnica para o mundo no livro Howtothinkuppublicado em 1942. A técnica inicialmente pensada para as reuniões de criação das agências de publicidade e propaganda, pouco a pouco vai conquistando o mundo empresarial vindo a ser adotada por fim como uma das técnicas essenciais na área de Administração de Empresas. 

Regras do Brainstorming

O tempo de um brainstorming pode levar desde alguns minutos até a várias horas, e nele sempre haverá um tema definido, um objetivo a que se quer chegar. Contudo, um brainstorming, para que atinja o resultado esperado, precisa basicamente seguir algumas regras simples.

A primeira é a de que nenhuma ideia deverá ser julgada pelo grupo, assim como toda ideia deve ser exposta sem autocrítica; as ideias devem simplesmente fluir, aqui o foco é na quantidade de ideias, a qualidade delas será discutida num próximo passo.

A segunda regra decorrente da primeira é que todas as ideias devem ser aceitas e enumeradas umas com as outras. Por mais que uma ideia possa parecer absurda num primeiro momento, ao ser colocada junta com inúmeras outras ideias pode acontecer de surgir uma mistura tal que trará algo totalmente inovador.

Por último deve-se dar a todos a oportunidade de expor as suas ideias, do jeito que quiserem, sem nenhum tipo de restrição ou barreira, sem espaço para inibições ou temores. Todos devem contribuir com o que quer que seja.

 

 

 

 

 

O significado de Brainstorming está na categoria Significados