Significado de Breakeven

O que é Breakeven

Breakeven é uma expressão da língua inglesa.

O significado de Breakeven se refere a um ponto de equilíbrio nos negócios, também conhecido como Break-even point. Essa expressão é muito frequente nas áreas de Finanças e Contabilidade, pois significa o ponto em que uma organização não possui lucros nem prejuízos, isto é, sem ganhos e sem perdas – é o equilíbrio entre as despesas e as receitas.

Assim, o breakeven designa o valor exato no balanço financeiro de uma empresa em que a receita cobre os custos fixos e variáveis. Para um investidor, o breakeven é o ponto em que ele deixa de perder dinheiro e passa a ganhar e também equilibrar o capital que foi investido.

Quando há lucro (isto é, os resultados da empresa são positivos), significa que está acima do ponto de equilíbrio – breakeven – e as despesas são pagas e ainda pode sobrar receita. Se os resultados da empresa estiverem abaixo do ponto de equilíbrio, significa que a receita não é suficiente para custear as despesas, ocorrendo prejuízo.

O breakeven facilita a avaliação sobre a viabilidade de um negócio e também no controle dos resultados da organização.

Pode-se realizar o cálculo do ponto de equilíbrio (breakeven). Para isso é necessário levar em conta certos fatores, como:

  • Custos fixos: os gastos considerados permanentes e que não dependem de qualquer volume de venda ou de produção.

São exemplos a folha de pagamento de colaboradores e aluguel.

  • Custos variáveis: os gastos que são necessários para desenvolver um produto ou para exercer um determinado serviço – entende-se que quanto mais artigos ou serviços uma organização possui e oferece, maiores serão os seus custos variáveis.
  • Vendas: a soma total das vendas dos produtos e serviços,
  • Margem de contribuição: procura designar o custo de fabricação de uma unidade de produto ou na execução de um serviço.

O breakeven permite que o empreendedor avalie a viabilidade da empresa, como comentado anteriormente, porém ele também serve para mostrar qual é a quantidade de produtos/serviços necessária para ser vendida a fim de que a empresa continue prosperando.

Em suma, o breakeven é um auxílio importante para um adequado planejamento orçamentário.

O significado de Breakeven está na categoria Significados