Significado de Bricolagem

O que é Bricolagem

Bricolagem é uma palavra que se origina do termo francês bricolagem, que pode ser traduzido como o português como “faça você mesmo” ou como pequenos trabalhos domésticos.

O Que é Bricolagem

O termo bricolagem está relacionado com a execução de qualquer atividade doméstica feita de forma informal sem a necessidade da contratação de um profissional para exercê-la. Assim, a bricolagem pode ser a troca de uma lâmpada, a pintura de um móvel, a confecção de uma roupa, a criação de uma peça de decoração e etc.

Um trabalho feito em casa, e que pode ser até um mero hobby, como a jardinagem ou a pintura de quadros, ou ainda trabalhos mais necessários, como concertar um aparelho ou reparar o telhado, podem ser também exemplos de bricolagem.

Na bricolagem, a pessoa ao invés de dispender tempo e dinheiro na contratação de um profissional para realizar determinada tarefa, faz ela mesma o trabalho.

O conceito de bricolagem está ligada à ideia do Do It Yourself ou DIY do inglês que significa "faça você mesmo", um conceito que surgiu nos Estados Unidos dos anos 1950. A bricolagem, além de significar economia, também pode ser tida como um passatempo ou como lazer.

A bricolagem é algo que tem muitos adeptos, criando um verdadeiro nicho de mercado com interessados em realizar as mais diversas funções por conta própria, sem precisar da ajuda de um profissional. E para atender a essas pessoas, surgiram empresas especializadas em bricolagem, como é o caso da multinacional Leroy Merlin, que tem sede na França.

Bricolagem na Antropologia

O termo bricolagem também aparece no âmbito da antropologia. O antropólogo francês Claude Lévi-Strauss adotou o termo para se referir a culturas ou aspectos de distintas culturas que se misturam e dão origem a um novo padrão cultural.

O significado de Bricolagem está na categoria Significados